Professores estão em greve em Itapecuru e prefeito é convocado na Câmara

Por clamor popular, Magno Amorim terá que se explicar na Câmara de Vereadores
Por clamor popular, Magno Amorim terá que se explicar na Câmara de Vereadores

A falta de comprometimento por parte do prefeito de Itapecuru Mirim, Magno Amorim, fez com que a Câmara de Vereadores convocasse o gestor e seus secretários municipais a prestarem esclarecimentos na sede do legislativo sobre assuntos previamente determinados, como a greve de professores que já dura mais de uma semana e deve seguir por tempo indeterminado.

De acordo com a Lei Orgânica do Município, o presidente da Câmara em exercício e o convocado – no caso o prefeito Magno Amorim – devem acertar uma data de comparecimento, dentro das normas constitucionais. Segundo a mesa Diretora da Casa isso vai acontecer mais breve possível, pois foi aprovado o requerimento solicitando a presença do prefeito.

Magno terá que explicar por que não cumpriu acordo com os professores da rede pública municipal de ensino, que estão em greve desde a segunda-feira da semana passada. Caso ele não compareça e sua ausência não seja justificada incide em crime de responsabilidade e ele pode até ser afastado do cargo a pedido dos vereadores.

Além de perdas salariais ainda referentes a 2015, os profissionais da Educação em greve exigem melhores condições e ferramentas de trabalho para executarem suas tarefas nas escolas do município. Segundo os professores a infraestrutura das escolas é péssima, além da falta de merenda escolar e de transporte digno para os alunos.

“É pelo respeito e valorização dos profissionais da Educação, que estamos em greve por tempo indeterminado”, reclama um educador.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapecuru Mirim denunciou nas redes sociais:

Observem a tragédia que é a Educação em Itapecuru- Mirim: os casebres por muito das vezes são alugados, a exemplo deste que tem como anexo um curral com vários gados, e o que era pra ser um banheiro p os alunos fazerem suas necessidades fisiológicas é o *penico*da vergonha!!!
Veja o estado da escola Mariana Luz a pouco metros do executivo e longe de ser uma escola digna.
O que era pra ser uma escola modelo em Colombo com parceria da Vale, não dá pra chamar nem de elefante branco. O descaso com os recursos públicos são evidentes e a sociedade clama por justiça e seus direitos violados. É pra combater esses descaso e na busca de escolas dignas para todos, que estamos em greve por tempo em indeterminado.

Escolas sem estrutura alguma...
Escolas sem estrutura alguma…
Banheiros improvisados para crianças...
Banheiros improvisados para crianças…
Péssimas condições nas escolas municipais...
Péssimas condições nas escolas municipais…

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>