Garagens são fiscalizadas para garantir oferta de ônibus na Grande São Luís

Fiscalização nas garagens de ônibus
Fiscalização nas garagens de ônibus

Em uma ação conjunta promovida pelo Governo do Maranhão, fiscais da Agência de Mobilidade Urbana (MOB), do Procon, Policiais Militares e oficiais do Corpo de Bombeiros iniciaram na tarde deste domingo (22), fiscalização em todas as garagens de ônibus que atendem a região metropolitana de São Luís. A operação foi estabelecida durante reunião do governador Flávio Dino com os presidentes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), José Luiz Medeiros, e do Sindicato dos Rodoviários do Maranhão (Sttrema), Isaías Castelo Branco. O objetivo é garantir a oferta ininterrupta do serviço à população.

“O monitoramento e a fiscalização terão a presença de oficiais da PM, do Procon e da MOB. Transporte coletivo é serviço público essencial”, enfatizou o governador.

No total, nove garagens de ônibus terão a entrada e saída de ônibus monitoradas diariamente das 15h às 21h. Além do quantitativo adequado de veículos circulando, também são observados itens como qualidade e segurança, como explicou o diretor do Procon, Duarte Junior.

“O objetivo é garantir o direito básico do consumidor. Estamos verificando se os ônibus realmente estão na rua, garantindo esse serviço que é essencial. Essa é uma ação conjunta e, quando vários órgãos se unem, cada um com sua legitimidade, quem sai ganhando é o cidadão, que fica mais protegido e pode ter um serviço com qualidade e segurança”, informou Duarte.

A entrada e permanência de ficais nas garagens são autorizadas pela portaria número 01/2016, assinada pela MOB e Procon e de acordo com o presidente da Agencia de Mobilidade, Arthur Cabral, a intenção da operação não é a de punição.

“Nos casos de qualquer alteração na circulação da frota, num primeiro momento nós entramos em contato com a direção da empresa, para que ela efetive o que estava programado para circulação, de acordo com a permissão de funcionamento da empresa para o dia. Num segundo momento, nós vamos notificar a empresa e se continuar vamos tomar medidas mais enérgicas. Mas acreditamos que isso não será necessário e que somente a presença das equipes do governo nas garagens será o suficiente para garantir a normalidade do serviço”, explicou Cabral.

Informação confirmada por Duarte Júnior, que falou das medidas tomadas nos casos em que os veículos são recolhidos ou retidos nas garagens, afetando a oferta do serviço à população. “Caso seja constatado qualquer interrupção não justificada do serviço, as empresas serão penalizadas em prol do direito do consumidor”, afirmou.

Além de garantir a segurança aos técnicos do Procon e MOB envolvidos no monitoramento das garagens, os oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros também observam aspectos técnicos, como informou o Major Lúcio. “É uma operação conjunta e usamos nosso poder de polícia para garantir a realização dela e também observamos outros pontos como itens de segurança”, informou. A fiscalização será realizada diariamente no período das 15h às 21h em todas as garagens de São Luís.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>