
Na madrugada desta quinta-feira (7), representantes do Procon-MA suspenderam a circulação de todos os ônibus com mais de 20 anos de fabricação, totalizando 8, aplicando mais de R$ 2 milhões em multas a 20 empresas de transporte público de São Luís.
“Para não causar maiores prejuízos à população, a execução da operação será realizada de forma progressiva. Afinal, o transporte coletivo é um serviço público essencial e os consumidores certamente sofreriam se suspendêssemos a circulação de mais ônibus”, afirma Duarte Júnior, Diretor-presidente do Procon-MA.
“Esperamos que as sanções sirvam de alerta para as empresas: ou melhoram o serviço atendendo às disposições da lei, ou sofrerão sanções cada vez mais rígidas. As empresas autuadas têm o dever de adquirir novos veículos, prezando pela qualidade e segurança do transporte público como serviço essencial”, conclui Duarte.
O início dessa ação conjunta entre Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de São Luís é fruto de uma longa investigação iniciada no ano passado.

A operação tem caráter permanente e conta conta com a participação, além do Procon, da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB), Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes do município de São Luís (SMTT), do Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial (Inmeq) e da diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran). O objetivo é fiscalizar os veículos ainda na garagem para impedir a saída, caso seja verificada alguma inadequação.
Como primeiros resultados a operação vistoriou 1.009 ônibus, flagrando 344 veículos com problemas e tendo retirado oito de circulação. Os responsáveis foram notificados e emitidas ainda mais de R$ 2 milhões em multas a outras 20 empresas. A operação teve início dia 31 de março, mas desde janeiro vem monitorando os concessionários do serviço de transporte público para adequarem sua frota.
Fefé
10 anos atrás
Será mesmo que saiu de circulação aqueles com goteiras, pneus carecas que a porta cai…
Queria ver uma ação pra marcar a demora dos ônibus.
Será que teriam paciência pra esperar no Terminal Cohab o ônibus Mata Socorrão II, por exemplo.