São Luís agora tem um Batalhão da PM exclusivo de combate a assaltos a ônibus

Batalhão Tiradentes atuando no Centro de São Luís
Batalhão Tiradentes atuando no Centro de São Luís

O Batalhão Tiradentes é o mais novo grupamento da Polícia Militar do Maranhão (PMMA) que iniciou um trabalho especializado no combate aos assaltos a ônibus em São Luís. Diariamente, 100 policiais atuam na região metropolitana, em áreas mais vulneráveis aos roubos, e direcionam a atenção ao usuário do transporte coletivo. Em apenas duas semanas de trabalho, o Batalhão Tiradentes já apreendeu 500 armas brancas, quatro armas de fogo, um simulacro e encaminhou 20 pessoas para a delegacia. Além disso, foram apreendidas 30 trouxas de substâncias semelhantes a crack e 47 papelotes de maconha. Mais de 15 mil pessoas foram abordadas.

Segundo o comandante do Policiamento Metropolitano I (Cpam I), coronel Pedro Ribeiro, a Operação Transporte Seguro, realizada por todas as unidades operacionais, está mantida.

“Com o advento do Batalhão Tiradentes, nós temos o direcionamento primeiro das suas atividades para abordagem de pessoas em coletivos e nas paradas. O diferencial é que os policiais saem nos ônibus e seguem embarcando e desembarcando, em abordagens pela cidade. Desde que começou, o trabalho reduziu em 60% o número de assaltos”, detalhou o comandante do Cpam I.

Abordagem feita em coletivo de São Luís
Abordagem feita em coletivo de São Luís

O coronel Marques Neto, comandante do Batalhão Tiradentes, explica que as guarnições foram distribuídas por regiões. Quinzenalmente há uma reavaliação e, caso necessário, um remanejamento das equipes. Dentre outras vantagens da ação in loco, estão o acompanhamento e a redução do tempo de viagem em qualquer situação de vulnerabilidade, a aproximação entre polícia e população, a logística facilitada e o fator surpresa. “O próprio assaltante não sabe onde estaremos. Nós descemos e, na próxima parada, há nova revista. Isso utilizando o próprio ônibus como condução”, explicou.

Na rotina de procedimentos, além das abordagens nas paradas, as guarnições realizam sondagens com motoristas e cobradores e os passageiros descem para revistas. “Temos tido um feedback positivo da população. Isso se torna combustível para nós”, completa o coronel Marques Neto.

2 comentários em “São Luís agora tem um Batalhão da PM exclusivo de combate a assaltos a ônibus”

  1. Fernando Targino

    8 anos atrás  

    Só senti uma falha,e grande. Em uma destas operações, observei uma coisa: o policial pede para q, só os homens dessam do coletivo. ??? É às mulheres??? . O se o homem(meliante,no caso) tiver com algum ilícito em mãos, antes de descer ,ele pode só simplesmente passar para a mulher. Caso ela seja parceria dele. É aí, como fica ?. Mas no geral congratulo-me com o empenho da PM -MA , no sentido de dar mais segurança à população maranhense.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>