SÃO BENTO: PF põe a mão em mais um ex-prefeito do Maranhão…

Luizinho foi preso por suspeita de fraude na previdência
Luizinho foi preso por suspeita de fraude na previdência

Foi conduzido coercitivamente no início da manhã desta terça-feira (19) pela Polícia Federal na “Operação Vínculos” que combate crimes previdenciários, o ex-prefeito de São Bento e pré-candidato à prefeito, Luiz Gonzaga Barros (PC do B).

Luizinho (como é conhecido), atualmente exercia o cargo de superintendente de Articulação Regional de São Bento. Ele é suspeito de participar de um esquema criminoso que atuava desde 2010 favorecendo o recebimento de benefícios de pensão por morte fraudulentos, e que contava com a participação de contadores, de um advogado especializado em causas previdenciárias, um ex-funcionário do cartório de Palmeirândia, um servidor do INSS e intermediários, também indiciados.

O golpe funcionava assim: os instituidores e, em alguns casos, o próprio titular, eram pessoas fictícias, criadas virtualmente através da falsificação de documentos públicos. Os vínculos empregatícios inexistentes eram implantados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) na Prefeitura Municipal de São Bento, com salários de contribuição no teto previdenciário, sendo transmitidos através de Guias de Recolhimento do FGTS e Informações à Previdência Social (GFIP) irregulares. O prejuízo inicialmente identificado aproxima-se de R$ 1,5 milhão.

Nessa etapa da operação, que contou com a participação de 75 policiais federais e de dois servidores da área de inteligência do Ministério do Trabalho e Previdência Social, a assessoria de Pesquisa Estratégica e Gerenciamento de Riscos (APEGR), a Polícia Federal cumpriu 9 mandados de prisão temporária, 19 de busca e apreensão e 4 de condução coercitiva.

Os envolvidos foram indiciados pelos crimes de estelionato previdenciário, inserção de dados falsos, associação criminosa e falsidade ideológica, cujas penas máximas acumuladas podem chegar a 24 anos de prisão, sem prejuízo de outras infrações penais que forem identificadas após a deflagração, como lavagem de capitais e organização criminosa.

4 comentários em “SÃO BENTO: PF põe a mão em mais um ex-prefeito do Maranhão…”

  1. júnior

    8 anos atrás  

    Um filha da puta desse passa o tempo laboral planejando como ganhar dinheiro sem trabalhar, só vai valer a pena a operação se os bens adquiridos com o dinheiro roubado forem confiscados, pois a maior dor é no bolso, vergonha na cara com certeza eles não tem.

  2. Iva campos

    8 anos atrás  

    Continue com as investigações. Vcs ainda vão encontrar outros prefeitos… É não está muito longe de são Bento. Só dão uma olhadinha em Palmeirândia. Fica a dica.

  3. Domingos Filgueiras

    8 anos atrás  

    Parabéns pelo trabalho da PF, mas com toda indignação! Nunca vi estelionatário ficar preso nesse nosso País. …Os caras já praticam esse tipo de crime, com a certeza de que não ficarão presos! O que realmente deveria ser feito era confiscar o que foi adquirido através do roubo praticado pela quadrilha….

  4. Givanildo adorador

    8 anos atrás  

    Ainda existe um pouco de credibilidade neste país. e a ordem e o progresso ficaram pra trás. A Polícia Federal é o único órgão do Brasil que me orgulha. Se vão continuar presos,não sei,mais já mostraram que sabem trabalhar.
    Policiais federais. Deus proteja suas vidas e de seus familiares
    E continuem o seu orgulhoso trabalho .

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>