344 presos vão passar o Natal em casa; só não se sabe de quem…

Presos deixando Pedrinhas (Foto ilustrativa)
Presos deixando Pedrinhas (Foto ilustrativa)

Assim como na maioria dos feriados, na próxima quarta-feira (23), a partir das 8h, 344 presos vão deixar os estabelecimentos penais por conta da saída temporária de Natal. A medida consta de portaria assinada pela juíza titular da 1ª Vara de Execuções Penais da capital, Ana Maria Almeida Vieira.

No documento, os presos listados estarão aptos a sair para passar o natal em casa com familiares, caso não estejam presos por outros motivos.

A autorização será concedida por ato motivado do Juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária e dependerá da satisfação dos seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena, se o condenado for primário, e 1/4 (um quarto), se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena. A autorização será concedida por prazo não superior a 7 (sete) dias, podendo ser renovada por mais 4 (quatro) vezes durante o ano.

O retorno dos beneficiados à prisão terá que ser feito até as seis da tarde do dia 29 de dezembro.

Embora saibamos que pelo menos 20% deste total nunca retorna aos presídios e que a decisão não agrada a grande maioria da população que se sente ameaçada pela onda de violência, os apenados têm direito ao benefício. O pior é que geralmente, alguns acabam se envolvendo em outros crimes… Para o nosso azar!

Portanto, mais uma vez, salve-se quem puder!

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>