Justiça proíbe Colégio Literato de condicionar matrícula à aquisição de material escolar

Foto divulgação
Foto divulgação

O juiz Clésio Coelho Cunha, respondendo pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos de São Luís, determinou que o Colégio Literato “garanta o direito de matrícula e rematrícula sem condicioná-la à aquisição de material escolar da Editora Ari de Sá”.

Na decisão, o magistrado determina ainda que a escola “se abstenha de cobrar a parcela da matrícula juntamente com a 2ª parcela da anuidade de 2016 no mês de dezembro do corrente ano”, bem como de “proibir a reutilização do material da citada editora do ano letivo anterior nos anos letivos subseqüentes”. A multa para cada caso de descumprimento é de R$ 5 mil.

A decisão atende a pedido de antecipação de tutela em Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Estadual em desfavor do Colégio Literato. De acordo com a ação, no último dia 20 de novembro chegou ao conhecimento do órgão, através da reclamação de uma consumidora, mãe de aluna da escola, que “desde o ano de 2014 o colégio está condicionando a rematrícula dos alunos à aquisição do material escolar, objeto da parceria entre a escola e a editora do Sistema de Ensino Ari de Sá”. Na ocasião, a consumidora informou ainda a proibição, por parte do estabelecimento de ensino, da reutilização do “material didático das séries dos anos letivos anteriores, sem que houvesse qualquer alteração no conteúdo”.

A ação cita ainda relato da reclamante que afirma que em 2014 teve que recorrer à uma estratégia para fazer a rematrícula da filha sem o pagamento do material didático exigido pela escola, material esse cedido à reclamante por outra mãe de aluno da escola. Ainda segundo a ação, desde então a consumidora relata cobranças sistemáticas pela escola ré, tendo o estabelecimento encaminhado à reclamante correspondência reproduzindo inclusive cláusula do contrato de adesão onde consta a obrigatoriedade do pagamento da matrícula (1ª parcela da anuidade) e o pagamento dos livros da Editora. A consumidora citou também edital de matrícula para o ano de 2016 publicado pela escola onde constam a obrigatoriedade e o uso individual dos livros a serem adquiridos através da editora, bem como o pagamento da 2ª parcela da anuidade ainda no mês de dezembro, mesmo mês da matrícula.

As informações são da Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão

17 comentários em “Justiça proíbe Colégio Literato de condicionar matrícula à aquisição de material escolar”

  1. conceiçao

    8 anos atrás  

    parabéns a essa mãe corajosa que fez a denúncia, palmas para e MP que entrou com a ação e parabéns para o Juiz que foi justo, pois as escolas só veem o lado delas, o dinheiro, pais que se virem, se privem, não dão qualquer chance a nós pais, é do jeito delas, criam contrato com cláusula exorbitante, ameaçadoras. Deveria valer para todas as instituições. O terceiro ano do ensino médio é mais caro que o curso de direito, e ainda ameaçam no contrato, se tiver inadimplente em três mensalidades, tem que ter um fiador. No educalis é assim e mais, comprovar renda todos os anos. Absurdo a meu ver. MP, vistorie essas escolas, o abuso é demais. Duas resmas de chamex por aluno. Fica a minha indignação contra a arbitrariedade das escolas.

  2. Socorro

    8 anos atrás  

    No Educator do calhau não foi diferente, reteram documentos das minhas filhas: histórico escolar alegando taxa de material de 2013 , sendo que estamos em 2015 e elas saíram de lá desde 2014. Alegando taxa de material escolar… Fizemos a denúncia no PROCON e mães e pais fiquem atentos não se deixem enganar.

  3. RAIMUNDO NONATO CARVALHO DOS SANTOS

    8 anos atrás  

    gostario de colocar meu filho no particular mas é muito caro porque que o gnverno do estado não faz parceria com os colegio particulares do estado do maranhão

    • RAIMUNDO NONATO CARVALHO DOS SANTOS

      8 anos atrás  

      conceição meus parabens, mas a justiça do nosso brasil é muito fraca eles sempre recorre da decisão. e nos sempre fica espera

    • Ana Caroline Cadête

      8 anos atrás  

      Há alguns dias ainda estavam abertas as inscrições para o concurso de bolsas de 50% e 100% no Colégio Batista , a prova foi realizada nesse final de semana e o número de inscritos foi incrível . Espero que no próximo ano tenha novamente e seu filho possa participar . No Colégio Batista encontrei meu segundo lar .

    • Ana Caroline Cadête

      8 anos atrás  

      Há alguns dias houve a realização do concurso de bolsas de 50 e 100% no Colégio Batista , espero que no próximo ano tenha novamente e seu filho possa participar .

  4. Giselle

    8 anos atrás  

    foram inúmeras outras práticas abusivas por parte da Escola. Minha irmã prestes a se formar no 3 ano do ensino médio, faltando apenas 2 meses, foi obrigada a adquirir o novo uniforme da Escola. sendo proibida de assistir aulas com uniforme antigo.

  5. Giselle

    8 anos atrás  

    uniformes por sinal com preços abusivos. uniformes de educação física a mesma coisa. outra blusa, no estilo regata. e a do uniforme normal não poderia ser usada durante a educação física. sou ex aluna e esses sal alguns dos pequenos abusos que sofremos.

  6. fernando

    8 anos atrás  

    O coc também tá assim pro a o letivo de 2016

  7. Laís

    8 anos atrás  

    Isso chega a ser imoral…

  8. Laís

    8 anos atrás  

    Isso chega a ser indecente…

  9. Priscilla

    8 anos atrás  

    O mesmo exige q a gente compre um brinquedo pra DEIXAR na escola. Sendo que se vc não comprar o mesmo. Vc paga então uma taxa….brinquedos esses q vendem em lojas de marca no shopping…perguntei na sexta último dia de aula do infantil pelo brinquedo..a escola me respondeu que o mesmo fica para ELES (literato).

    • Priscilla

      8 anos atrás  

      Na secretaria da escola.ao entregarem a lista de material de um valor absurdo..tem uma lista com esse pedido de brinquedo..fora taxas q eles pedem no decorrer do ano.

  10. Samira Ramos

    8 anos atrás  

    O Master também acontece isso,acho um absurdo,minha filha vai pro 9 ano em 2016 so o material e 1500 isso fora o valor da matricula,detalhe a matricula so podera ser feita mediante o pagamento do material junto ao pagamento da matricula.Um absurdo

  11. bruna

    8 anos atrás  

    EDUCALLIS/ EDUCATOR é a mesma coisa! Denunciem!

  12. Marta Suzana Ouza Damasceno

    8 anos atrás  

    Parabéns a essa mãe q ñ cruzou os braços p mais uma arbitrariedade. Isso é no mínimo uma falta de respeito aí consumidor. Ninguém é obrigado a vincular compra de material escolar à colégio algum. Que isso sirva de exemplo p tantos outros q cometem o mesmo erro.

  13. Lourdilene

    8 anos atrás  

    Graças a Deus fizeram algo , penas que só a titulo individual. Ano passado entrei com ima reclamacao nesse sentido na Promotoria contra a escola Dom Bosco e nao fizeram nada….

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>