Eleição OAB-MA: destempero de candidata marca debate

É fato que a eleição da OAB-MA nunca foi tão disputada! Duas chapas concorrem ao pleito; a Avançar Mais e Mais, apoiada pela atual gestão, e a Renovar para Mudar, que chegou de mansinho instalou-se com uma onda de mudança. A eleição acontece amanhã, dia 20 de novembro das 9h às 17h na OAB-MA.

O alvoroço no meio jurídico é grande. A chapa da situação, no início, pensava em uma eleição fácil, sem muito trabalho para conquistar votos. Pensava! Até surgir o jovem experiente Thiago Diaz inovando nas propostas, apresentando aos colegas que era possível sim trabalhar por uma gestão moderna, inovadora, direcionada aos advogados. O movimento cresceu e consolidou-se. Ganhou milhares de adeptos e hoje fala-se em empate técnico nas pesquisas.

O debate realizado pela TV Meio Norte pode ter sido realmente a prova desse empate nas pesquisas. O destempero presente na candidata da chapa 1 (colocando dedo em riste, batendo no peito, atacando e tentando ser irônica) denunciou uma preocupação e um questionamento; Se o grupo dominante há mais de duas décadas no poder da OAB-MA conseguirá ou não dar continuidade a oligarquia será derrotadas pela Onda da Mudança.

Além da expressão ríspida e autoritária da candidata, por inúmeros momentos a mesma não foi feliz em suas colocações. Uma delas; enfatizar que os descontos concedidos pela atual gestão cobririam as despesas de uma drenagem linfática. Em um Estado com o menor IDH, com advogados recebendo R$ 30,00 por audiência no interior do Maranhão é um absurdo fazer esse tipo de comparação com ato considerado supérfluo mediante necessidades reais.

Outro posicionamento polêmico da candidata foi se vangloriar de que lutou para que o Maranhão subisse no rancking de acesso à Justiça. Vale lembrar que a candidata há quatro anos é presidente da Comissão Nacional de Acesso à Justiça e o nosso Estado é o último em acesso. Mas ela defendeu-se e disse que há três semanas entrou com uma solicitação que pedia celeridade….

Durante todo o debate , a candidata fez questão de destacar o currículo inclusive por ser membro da Comissão Nacional da Mulher Advogada. No entanto, mostrou total desconhecimento de uma das diretrizes da Caixa de Assistência ao Advogado; a de construir creches para os filhos de advogadas. E deixou claro que isso é um projeto que não cabe a uma instituição como a OAB-MA.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>