Um deputado e os seus dois calcanhares de Aquiles

Conceitos sobre transparência de Rubens Júnior são deixados de lado pela mãe prefeita
Conceitos sobre transparência de Rubens Júnior são deixados de lado pela mãe prefeita

Nas duas últimas semanas, o Ministério Público (MP) tem disponibilizado informações sobre ações contra a Prefeitura de Matões, comandada pela mãe do deputado federal, Rubens Pereira Júnior, Suely Pereira.

São problemas em licitações e obras que devido as irregularidades, o MP chega a pedir a indisponibilidade dos bens da prefeita. Logo Suely Pereira suspeita de improbidade administrativa. Logo a mãe do deputado Rubens Júnior, defensor da moralidade na gestão pública.

O problema é que na Prefeitura de Matões, as irregularidades não se resumem somente as apontadas pelo Ministério Público. Há uma básica: Portal da Transparência. Esse assunto sempre foi um dos eixos das críticas de Rubens Júnior, na época na Assembleia Legislativa, contra  governo de Roseana Sarney.

Há até uma frase proferida por ele em relação a transparência na administração pública. “No caso maranhense falta mesmo é vontade política. Para uma política limpa, além do aspecto financeiro, é necessária também vontade política de divulgar com clareza também as ações com gastos do governo. O incentivo à transparência na administração pública pede mecanismos efetivos de prestação de conta permanente, e o Maranhão tem que avançar muito nesta área”, afirma o deputado.

Prefeita Suely Pereira não tem vontade política de fazer uma administração com transparência, segundo conceitos do próprio filho, deputado Rubens Júnior
Prefeita Suely Pereira não tem vontade política de fazer uma administração com transparência, segundo conceitos do próprio filho, deputado Rubens Júnior

O problema é que ele esqueceu de lembrar a mãe de que uma política limpa precisa de vontade política. E na administração de Suely Pereira parece não haver essa vontade política. É casa de ferreiro com espeto de pau.  No site da Prefeitura de Matões o link para o site da transparência não leva a lugar nenhum. Não há transparência. Nada é dito sobre receitas e despesas a não ser alguns números nada detalhados de 2013.

É caro, Rubens Júnior, antes de criticar o vizinho é necessário ver se dentro de casa as coisas correm dentro dos padrões.

Mas esse não é o único calcanhar de Aquiles do jovem parlamentar. Quem não lebra as circunstâncias que o levaram a ser candidato a deputado estadual em 2006? Isso mesmo. Devido ao pai, Rubens Pereira, um ficha suja, que ainda hoje é inelegível.

Rubens Pereira foi prefeito de Matões e por lá cometeu várias irregularidades com a verba pública entre elas as verbas federais o que levou o Tribunal de contas da União (TCU) a desaprovar suas contas de gestão mandando Rubão, como é conhecido o pai do deputado, para o roll de fichas sujas.

Então, com um telhado de vidro tão frágil, o deputado Rubens Júnior deveria se retrair um pouco porque em algum momento, uma pedra pode despedaçar sua casa.

O site da prefeitura de Matões é: www.matoes.ma.gov.br

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>