Caos em Buriticupu: profissional denuncia estado de abandono em Unidade de Saúde

O prefeito de Buriticupu, José Gomes, nada explica sobre a situação crítica da Unidade de Sáude
O prefeito de Buriticupu, José Gomes, nada explica sobre a situação crítica da Unidade de Sáude

Um profissional de Odontologia denunciou ao Blog a situação precária em que se encontra uma Unidade de Saúde no município de Buriticupu, cidade esta administrada pelo prefeito José Gomes Rodrigues.

O dentista Werick Morais conta que  já reclamou à prefeitura sobre o estado de abandono do local e os problemas que põem  em risco a saúde dos pacientes.

Mofo e instalação elétrica precárias são alguns dos problemas enfrentados por quem trabalha no local e também precisa ser atendido. Materiais em péssimas condições e espaços comprometidos com lixo deixam a aparência da unidade ainda pior.

Veja a situação calamitosa nas fotos abaixo:

g

h

f

A situação tem sido denunciada em vários Blogs do interior do Estado. Uma nota do profissional já foi até publicada e a prefeitura nada diz e nada faz!

Veja as declarações do dentista:

“Nos últimos dias, muita gente tem me perguntado como eu tenho aguentado atender no consultório odontológico  da unidade da Caeminha, pois o fedor do mofo que proliferou nas paredes é insuportável, e impregnou em tudo nesse ambiente, inclusive nas máscaras que usamos, causando irritação na nossa garganta e nariz.

Sei que tenho o direito de me recusar a atender nessas condições, respaldado pelo código de ética que rege a minha profissão, a saber: Capítulo II, Art. 5º, Inciso IV que diz que o Cirurgião Dentista tem o direito de “recusar-se a exercer a profissão em âmbito público  ou privado onde as condições de trabalho, não sejam dignas, seguras e salubres”, como é o caso, conforme demonstram as fotos.

Contudo, todo profissional da saúde que atende no serviço público tem consciência da realidade das pessoas carentes que realmente precisam desse serviço, afinal só quem já sofreu com uma dor de dente, sabe que se trata de uma das piores dores que o ser humano pode sofrer.

Essas pessoas que procuram por uma ficha de atendimento, vão para frente dos postos de saúde de madrugada, isso por serem pessoas carentes e não terem outra opção. Com tudo, o benefício para essas pessoas ainda é maior que o infortúnio de ser atendido em um consultório nas condições demonstradas através das fotografias.

Entendo que o maior prejudicado acaba sendo o dentista que tem que atender a todos, respirando nesse ambiente insalubre, juntamente com a sua auxiliar. É preciso que fique claro que ao denunciarmos esta situação, não há nenhum interesse político, pois é sempre esse tipo de argumento primário e patético que os políticos ou seus defensores usam diante das críticas, até porque sou de São Luís, não tenho parentes em Buriticupu, e sou funcionário concursado.

Meu contato com o gestor anterior foi muito restrito, e com o atual o contato é zero, simplesmente porque em 02 anos de gestão o mesmo nunca fez nenhuma reunião com a classe dos cirurgiões dentistas, fato que por se só já demonstra a falta de preocupação com o setor.

Entretanto, é necessário que seja dito que houve um erro de gestão na escolha da casa onde funciona atualmente a unidade de saúde Caeminha, que a meu ver está muito mais para unidade de doença, do que de saúde, e isso qualquer pessoa pode constatar só em olhar para essa casa.

Mudar é necessário, mas mudar pra pior é incompetência, afinal a casa em que a unidade funcionava na gestão anterior era melhor, verdade seja dita. E embora estejam sendo construídas unidades novas, isso não apaga o fato de que a unidade vem funcionando a dois anos nessas condições, e tudo isso por um erro de gestão”, 

Werick Morais – Cirurgião Dentista 

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>