Votos são recontados no TRE e Alberto Filho é diplomado deputado eleito de novo

Alberto Filho foi diplomado pelo desembargador Guerreiro Júnior logo após a recontagem da votação no TRE
Alberto Filho foi diplomado pelo desembargador Guerreiro Júnior logo após a recontagem da votação no TRE

O reprocessamento dos votos da eleição para deputados federal e a diplomação de Alberto Filho (PMDB) aconteceram na mesma reunião. E hoje mesmo o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), desembargador Guerreiro Júnior, enviou o ofício comunicado a Câmara Federal que o peemedebista foi diplomado.

A recontagem dos votos excluiu os mais de 55 mil votos de Deoclides Macedo (PDT), computados em janeiro por força de uma liminar do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli. A liminar caiu e com ela o registro de candidatura do pedetista.

Com isso, Alberto Filho – pela proporcionalidade – foi quem ficou com a vaga na Câmara Federal. A mudança na composição da lista dos eleitos será comunicada por meio de ofício já assinado por Guerreiro Júnior.

De acordo com Alberto Filho, há um trâmite a ser seguido pela Câmara que incluiu desde o pedido de manifestação de Deoclides Macedo até a convocação do peemedebista para assumir o mandato.

“Acredito que até a próxima semana já estaremos no exercício do mandato em Brasília”, afirmou Alberto Filho.

O peemedebista volta a Câmara dos Deputados com cerca de um mês de atraso. Ele deverá ter dificuldades para garantir espaços em comissões, lideranças de partidos e blocos. Isso porque o seu partido já dividiu todos os espaços.

Processo – De acordo com o presidente do TRE, Guerreiro Júnior, uma nova mudança na bancada maranhense na Câmara Federal somente poderá acontecer caso o Superior Tribunal de Justiça (STF) decida diferente do entendimento do TSE.

Por enquanto, em relação a Justiça Eleitoral não há mais recursos para Deoclides Macedo, que um pouco antes de iniciar a sessão de reprocessamento dos dados, ainda entrou no TRE com pedido de adiamento da recontagem, o que foi indeferido.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>