TCE destaca: “Cultura maranhense perde o talento de Cláudio Pinheiro”

Cláudio Pinheiro

Morreu neste domingo (24), vítima de câncer, o cantor e ativista da cultura popular maranhense Cláudio Pinheiro. Figura emblemática e decisiva na valorização da cultura popular do estado e seus mestres, o cantor tinha 67 anos e lutava contra a doença desde o final do ano passado, quando o problema foi diagnosticado.

Envolvido na pesquisa das manifestações culturais maranhenses, em especial a música, Cláudio Pinheiro era o que poderia se chamar de um especialista no assunto, além de cantor talentoso com vários discos gravados e shows memoráveis desde os anos 80, período em que ainda conciliava a carreira com a profissão de dentista formado pela UFMA.

Foi esse talento e conhecimento que Cláudio Pinheiro levou para o Tribunal de Contas do Estado, no comando do projeto “TCE Cultural”, por ele idealizado e implantado no primeiro ano de gestão do conselheiro Washington de Oliveira, em 2021. Entre outras realizações, o projeto dotou a corte maranhense de uma galeria para exposições de artes plásticas, a galeria Amina Barros.

De grande sucesso, o projeto, voltado para a valorização de talento internos e externos em áreas como música, artes, plásticas e cinema, entre outras, transformou o artista em alguém muito querido entre os servidores e membros da casa. Na opinião geral, Cláudio Pinheiro deixa muita saudade, mas também um importante legado, no fortalecimento da identidade cultural maranhense no âmbito do TCE.

O velório está sendo realizado na Pax União, no Centro de São Luís, e o enterro está previsto para as 16h, no Cemitério Parque da Saudade, no bairro do Vinhais.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>