Investimentos do Novo PAC Seleções devem beneficiar mais de 6,2 milhões de maranhenses em diversas áreas

Foto Divulgação

Os investimentos do Novo PAC Seleções devem gerar um impacto significativo no estado, beneficiando diretamente mais de 6,2 milhões de maranhenses, o que representa 93% da população. Os setores da educação, saúde, cultura e esporte são os principais beneficiados, recebendo equipamentos, espaços culturais e esportivos, e projetos voltados ao desenvolvimento econômico e à preservação do patrimônio histórico.

O governador Carlos Brandão destacou a participação ativa do Maranhão no Novo PAC Seleções, que se inscreveu nas propostas em todas as modalidades do programa. Para ele, a partir das benfeitorias do Governo Federal, o estado receberá um grande impulso no desenvolvimento e na melhoria da qualidade de vida.

Os investimentos do Novo PAC Seleções irão ajudar muito no trabalho que estamos realizando, que é o de pavimentar um excelente futuro para o Maranhão. Com mais de 6,2 milhões de maranhenses a serem beneficiados, estamos fortalecendo a educação, a saúde, a cultura e o esporte. Estamos confiantes de que esses avanços vão impulsionar o desenvolvimento do nosso Maranhão e da qualidade de vida da nossa população”, destacou Brandão.

Em benefício da educação maranhense, o estado será beneficiado com 224 equipamentos entre 54 escolas em tempo integral que devem ser entregues em 52 municípios, 75 creches e escolas de Educação Infantil beneficiando 75 cidades, além de 95 veículos de transporte escolar, contemplando 95 municípios maranhenses.

Na área da Saúde, o Maranhão deverá receber 164 equipamentos, entre Policlínicas​, Unidades Básicas de Saúde​ (UBS), maternidades​, Centros de Parto Normal, novas ambulâncias (Samu), Centrais de Regulação – Ambulâncias do Samu, Centros de Atenção Psicossocial​ (Caps), Centros Especializados em Reabilitação (CER), Oficinas Ortopédicas e Unidades Odontológicas Móveis​ (UOM).

No eixo da Infraestrutura Social e Inclusiva do Novo PAC Seleções, que compreende as áreas da Cultura e do Esporte, o Maranhão deve receber, em 10 municípios, a implantação de 11 CEUs da Cultura, que são equipamentos culturais de pequeno a médio porte e de caráter comunitário, compostos por espaços associados à expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda, e meio ambiente.

Ainda na área da cultura, o Maranhão receberá mais quatro projetos de arquitetura e engenharia, voltados ao patrimônio histórico. Além disso, na área do Esporte, 23 cidades devem receber 23 Espaços Esportivos Comunitários, havendo, inclusive, a possibilidade da recuperação de espaços públicos por meio desta iniciativa.

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, avalia a iniciativa do Governo Federal como essencial para fortalecer a identidade cultural maranhense, assim como para democratizar o acesso às artes e promover o desenvolvimento econômico local.

O Novo PAC Seleções está em sintonia com a política cultural do Governo do Maranhão. Desta forma, vamos avançar ainda mais em relação às manifestações populares e aos fazedores da cultura. Trata-se de garantir a descentralização dos espaços de cultura, do acesso e inclusão às iniciativas. Portanto, esse programa representa uma conquista importante e demonstra a valorização nacional deste segmento”, pontuou o titular da Secma.

Novo PAC Seleções

Na última quinta-feira, 7 de março, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou o resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, que compreendem os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. As 16 modalidades são executadas pelos ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte, somando R$ 23 bilhões em investimentos.

No total, foram selecionadas 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>