SEMFAZ de Braide pega “carona” em licitação do Piauí e firma contrato de R$ 2.4 milhões

Prefeito Eduardo Braide

A gestão de Eduardo Braide, via Secretaria Municipal da Fazenda (SEMFAZ), vai despender cifras milionárias com tecnologia da informação e comunicação para atender a pasta administrada por José de Jesus do Rosário Azzolini. Trata-se da contratação da empresa Ready Tecnologia da Informação Ltda., que fica localizada em Teresina, no Piauí.

O acordo vai ser bancado pelo montante de R$ 2.409.156,00 (dois milhões, quatrocentos e nove mil, cento e cinquenta e seis reais), abrangendo a prestação de serviços de computação em nuvem sob demanda, incluindo desenvolvimento, manutenção e apoio à gestão de topologias de aplicações de nuvem, bem como a disponibilização continuada de recursos de infraestrutura como serviço (IAAS) e de plataforma como serviço (PAAS) em nuvem pública.

Vale ressaltar que o contrato foi firmado por meio de adesão à ata de registro de preço da Defensoria Pública do Estado do Piauí. Essa modalidade conhecida como “carona” permite que órgãos públicos utilizem acordos já firmados por outras instituições para realizar suas contratações. Nesse caso, a SEMFAZ utilizou a ata de registro de preço da DPE-PI para efetuar a transação.

Pegar “carona” em licitação é uma prática legal, porém é alvo de muitas críticas por parte da doutrina jurídica, principalmente quando se trata de esferas de governo distintas, sendo o caso da tomada de preço registrada no Estado do Piauí.

A escolha da empresa Ready Tecnologia da Informação também desperta atenção, considerando que há empresas do mesmo segmento com sede em São Luís que poderiam ter sido contratadas, fortalecendo a economia local.

Veja a publicação no Diário Oficial de São Luís:

Foto Reprodução

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>