Homicídios na Grande São Luís caem 55% em janeiro na comparação com 2014

Delegado Geral de Polícia Civil do Maranhão, Leonardo Diniz (no centro)
Delegado Geral de Polícia Civil do Maranhão, Leonardo Diniz (no centro)

O número de homicídios na Grande São Luís mantém a tendência progressiva de queda desde 2015. O mês de janeiro de 2018 mostrou uma nova redução em relação aos anos anteriores. Na comparação com janeiro de 2014, a queda foi de 55%. O total caiu de 87 para 39 casos. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP).

O delegado geral de Polícia Civil, Leonardo Diniz, pontua que “a redução se mantém desde o primeiro ano da gestão Flávio Dino, fruto das medidas de reestruturação aplicadas na segurança pública e ação integrada das polícias”.

Os registros mostram que em janeiro de 2014 foram registrados 87 homicídios dolosos e já em janeiro de 2015, ainda no primeiro mês das mudanças para reestruturação do sistema de segurança, este tipo de crime teve 84 registros. Em janeiro de 2016, a redução foi maior, foram 63 casos. No mesmo período em 2017 foram 62 ocorrências desse tipo e agora em 2018, no primeiro mês do ano, foram 39 casos. Levando em conta apenas os meses de janeiro, foram poupadas 248 vidas desde 2015.

Ao observar os dados dos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), metodologia utilizada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para medir os índices de violência, a diminuição também é significativa – 35% menos mortes no primeiro mês deste ano. Foram 65 casos em janeiro de 2017, reduzindo para 42 no mesmo mês deste ano. Os CVLIs incluem os homicídios dolosos, lesão corporal seguida de morte e latrocínio (roubo seguido de morte).

Com os investimentos realizados desde 2015, o Maranhão conta agora com mais de 3 mil novos policiais, chegando à tropa recorde de mais de 12 mil profissionais. Também já foram entregues mais de 800 viaturas para reforçar o policiamento. Além disso, a Polícia Militar e a Polícia Civil estão com concursos em andamento para a contratação de mais de 1.300 profissionais, o que vai continuar aumentando o tamanho da tropa.

A queda nos casos de homicídios dolosos no Maranhão se deve, ainda, ao planejamento da SSP para os períodos festivos como o carnaval. Este ano, prossegue a ação conjunta entre as forças de Segurança e o monitoramento intensivo dos pontos de ocorrências. “Vamos trabalhar para repetir o mesmo resultado do ano passado, em que tivemos um carnaval sem registros de Crime Violento Letal Intencional (CVLI) nos circuitos oficiais”, reforçou o titular da Delegacia de Homicídios, Lúcio Reis.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>