Após frase preconceituosa, William Waack é finalmente demitido da Globo

William Waack

Após ter proferido uma frase preconceituosa ao vivo na TV, há mais de um mês atrás, o jornalista William Waack, âncora do Jornal da Globo e do Painel da Globo News, foi demitido pela emissora nesta sexta-feira (22). A decisão foi anunciada em um comunicado assinado pelo diretor de jornalismo da Rede Globo, Ali Kamel.

William nega atitude racista, mas quem não lembra do episódio? Pois bem. Em um vídeo gravado minutos antes do apresentador entrar no ar, em uma transmissão realizada em frente à Casa Branca, em Washington, ele inicia um diálogo: “Tá buzinando por que, seu m… do c…?”, diz ele reclamando de uma buzina que soava na rua. Em seguida, ele diz ao convidado, o comentarista Paulo Sotero: “Você é um, não vou nem falar, eu sei quem é…” E logo depois diz: “É preto, é coisa de preto”. Reveja o vídeo abaixo.

https://youtu.be/yhzgqDdbm4Q

Abaixo, a íntegra do comunicado de Ali Kamel anunciando o afastamento de William Waack.

Em relação ao vídeo que circulou na internet a partir do dia 8 de novembro de 2017, William Waack reitera que nem ali nem em nenhum outro momento de sua vida teve o objetivo de protagonizar ofensas raciais. Repudia de forma absoluta o racismo, nunca compactuou com esse sentimento abjeto e sempre lutou por uma sociedade inclusiva e que respeite as diferenças. Pede desculpas a quem se sentiu ofendido, pois todos merecem o seu respeito.

A TV GLOBO e o jornalista decidiram que o melhor caminho a seguir é o encerramento consensual do contrato de prestação de serviços que mantinham.

A TV GLOBO reafirma seu repúdio ao racismo em todas as suas formas e manifestações. E reitera a excelência profissional de Waack e a imensa contribuição dele ao jornalismo da TV GLOBO e ao brasileiro. E a ele agradece os anos de colaboração.

Ali Kamel, diretor de Jornalismo da TV GLOBO

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>