Cuidando das nossas crianças

Secretário de Saúde, Carlos Lula

Por Carlos Lula

Os investimentos do poder público estadual na área da saúde têm contemplado os mais diversos perfis de pacientes. A intenção de cada ação executada e de cada novo serviço implantado é ampliar o alcance da assistência aos cidadãos, garantindo o bem estar dos maranhenses e, assim, melhores condições de saúde a todos. Nesse cenário, um público específico vem sendo especialmente contemplado com o trabalho do governo do estado. Temos, no planejamento de cada ação e dentro do processo de reorganização da rede de saúde, trabalhado para consolidar uma rede de atenção especial às crianças maranhenses.

Os serviços de saúde têm alcançado melhor o público infantil desde o início da gestão do governador Flávio Dino. Com a entrega dos seis novos hospitais regionais no interior do estado, por exemplo, as crianças passaram a ser mais bem assistidas com a expansão do atendimento pediátrico, especialmente no Hospital Regional de Balsas, inaugurado no mês de passado, com atendimento voltado também para a pediatria.

O governo tem, ainda, ampliado a assistência dada às crianças com problemas de neurodesenvolvimento, especialmente às com microcefalia. Com o Centro de Referência em Neurodesenvolvimento, Assistência e Reabilitação de Crianças (Ninar) e a Casa de Apoio do projeto, o poder público estadual disponibiliza tratamento especializado e acolhimento às crianças com microcefalia e suas famílias.

Já às crianças com Transtorno do Espectro do Autista (TEA), o poder público estadual investiu em um centro de atendimento pioneiro no Brasil, que oferece tratamento através da abordagem ABA, baseada na análise do comportamento aplicado. O espaço conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos e educadores físicos.

Na área da ortopedia, as crianças passaram a contar também com atendimento em uma ala específica do Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), primeiro hospital do Maranhão destinado ao atendimento das demandas de alta complexidade na área de traumatologia e ortopedia. A unidade oferece às crianças tratamento de doenças musculoesqueléticas, execução de procedimentos como alongamento ósseo e implante de próteses articulares.

Ainda com foco na assistência especializada às crianças, o governo oferece, no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, tratamento às crianças com lábio leporino e fenda palatina, com cirurgias plásticas a crianças de 0 a 14 anos com este tipo de má formação e apoio multiprofissional às famílias. A unidade de saúde, referência no atendimento ao público infantil, oferece, ainda, serviços na área da ortodontia para estes pacientes, na faixa etária de 2 a 14 anos.

Também nessa área da ortodontia, o governo pretende ampliar a assistência às crianças no Centro Odontológico de Crianças e Adultos (Sorrir), cujas obras se encontram em fase de conclusão. O equipamento suprirá no estado uma carência na área odontológica, oferecendo atendimento especializado e atuando como referência estadual para o diagnóstico precoce do câncer bucal, oferecendo um serviço inédito no estado também na área de odontopediatria.

Outros passos importantes estão sendo dados para o combate ao câncer em crianças. Na Região Tocantina, estamos investindo na implantação de uma Unidade de Oncologia Pediátrica. Localizada em Imperatriz, a unidade vai permitir a descentralização dos serviços referenciados para tratamento oncológico pediátrico, atualmente oferecidos apenas no Hospital Aldenora Bello, em São Luís.

Para cuidado com os bebês, o governo investe na oferta do tratamento com óxido nítrico inalatório, na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão e no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos. O método é utilizado para tratar doenças graves relacionadas à hipertensão pulmonar em recém-nascidos prematuros. Também no Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos, segue em fase de construção a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) pediátrica, que contará com dez leitos para atendimentos pré-operatórios, cirurgias e pós-operatórios.

Além dessas, outras ações como os serviços do Mais Saúde e as campanhas de vacinação voltadas para o público infantil contribuem para que possamos oferecer um cuidado maior aos pequenos. Dessa forma, estamos cuidando dos adultos do futuro e oferecendo uma atenção especial àqueles que alegram nosso dia-a-dia, fortalecem nossas esperanças por dias melhores e nos inspiram na construção de uma sociedade mais justa e igualitária para eles.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>