Cem da Cidade Operária ganha Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia

Foto Divulgação

Mais usuários serão atendidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária. O Governo do Estado expandiu os serviços com a instalação do Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia. Desde o início dos serviços, já foram 250 atendimentos, sendo 50 biopsias e 200 procedimentos cirúrgicos.

A instalação do Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia do CEM da Cidade Operária facilita o acesso da população da região ao serviço, incentiva a prevenção de doenças dermatológicas, agrupando procedimentos, por exemplo, desde a retirada de sinais e verrugas a biópsias para diagnóstico de casos suspeitos de hanseníase e câncer de pele. O CEM da Cidade Operária disponibiliza, ainda, 11 especialidades e um Centro de Reabilitação.

Com 40 unidades de saúde ofertando assistência dermatológica em todo o Maranhão, a rede estadual registrou, somente em 2016, mais de 80 mil atendimentos. Dados da Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde da SES apontam que, em 2017, o total de serviços, como cirurgias e consultas, registrados na área atinge 7 mil por mês. “Com esses investimentos, as unidades poderão fortalecer a prevenção na rede de atendimento na área da dermatologia. Em São Luís, o Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia vai reforçar o diagnóstico e, quando necessário, o tratamento oportuno na rede estadual”, frisou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Com o apoio da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), gestora da unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Centro de Cirurgia Dermatológica e Biópsia do CEM da Cidade Operária foi implantado, a partir do mapeamento da necessidade da população da região.

Assistência dermatológica em 40 unidades no Maranhão

Na rede estadual de saúde, 40 unidades de saúde oferecem assistência dermatológica no Maranhão. As consultas e procedimentos ambulatoriais são oferecidos em unidades próprias do sistema estadual de saúde e em clínicas e hospitais da rede conveniada à Secretaria de Estado da Saúde (SES). Serviços que antes só eram ofertados na rede privada foram incorporados aos serviços disponíveis na rede pública, possibilitando acesso gratuito a alguns tipos de tratamento à população.

É o caso do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico do Diamante – Pam Diamante, que oferece tratamento de doenças de pele como psoríase, vitiligo ou linfoma cutâneo, na cabine de fototerapia, equipamento antes disponível somente em hospitais e clínicas particulares.

Também em São Luís, no Centro de Saúde Genésio Rêgo, funciona a unidade estadual de referência em hanseníase, que atende pessoas no diagnóstico e tratamento da doença. Em 2016, no Centro, foram registrados 365 novos casos de hanseníase, além dos pacientes que já estão em tratamento. No Genésio Rêgo, os pacientes têm acesso a serviços ambulatoriais, fisioterapia e uma oficina para confecção de calçados especiais para os pacientes mutilados.

No interior do Estado, com o suporte dos Hospitais Macroregionais, a população também recebe assistência dermatológica. Em Imperatriz, no Hospital Macrorregional Drª Ruth Noleto, a especialidade avalia e acompanha pacientes com manchas, suspeita de hanseníase, acne, úlceras, lesões com suspeita de câncer de pele, psoríase e outras alergias. Pacientes de 43 municípios da Região Tocantina tem acesso aos serviços. No Vale do Pindaré, no Hospital Macrorregional Alexandre Mamede Trovão, em Coroatá, a especialidade atende pacientes de 85 municípios.

Além dos hospitais macrorregionais, no interior do Maranhão, os pacientes também podem contar com o serviço de dermatologia oferecido gratuitamente por clínicas, centro de saúde e hospitais ligados a rede conveniada ao sistema estadual de saúde.

Confira aqui os dias de atendimento e contatos para marcação de consultas dermatológicas.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>