Anúncio duvidoso faz clientes passarem VEXAME em restaurante de São Luís

O encarte acima mostra a oferta
O encarte acima mostra a oferta

O Blog recebeu uma denúncia de um cliente que se sentiu lesado após ver na rede Instagram uma propaganda do Restaurante Zuky um anúncio oferecendo uma oferta que, até então não parecia ENGANOSA.

Na foto acima com a propaganda, o restaurante anunciava que a cada DUAS peças de Sushi pedida o local cobraria apenas UMA. Pois bem. A pessoa que denunciou nos informou que pediu uma determinada quantidade na intenção de pagar apenas metade do preço conforme o encarte. Porém, quando o pedido chegou ele havia sido duplicado.

A situação tentou ser esclarecida com a garçonete que logo informou que não podia fazer nada. Em seguida, o gerente foi acionado e, de forma alterada disse apenas que era “óbvio” que a promoção não funciona do jeito que os clientes entenderam e sim que os pedidos seriam dobrados.

Os clientes se sentiram constrangidos pela forma como foram tratados no estabelecimento. Eles só não comeram todas as peças em número dobrado e pagaram por todas elas por que o gerente levou todos os pratos até um balcão e tirou todos os Sushis com a mão – isso mesmo com a mão –  e com muita ironia, perguntou se queriam que eles partissem-os ao meio para virem só a metade.

“Foi horrível! Todos no restaurante sorriam de nós. Pedi então que ele trouxesse a conta dos dois pratos que já haviam vindo e cancelassem os demais, pois só queríamos ir embora dali. Depois de muito esperarmos, ele chegou com uma conta errada, comprando apenas algumas peças de sushis, disse que queríamos pagar o justo, nem menos nem mais. Entretanto, ele pediu que nós pagássemos só o que estava lá mesmo e nos retirasse. FOI CONSTRANGEDOR E HUMILHANTE!”. Disse um dos clientes.

O caso já é de conhecimento da Gerência de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON-MA) que deve apurar os fatos.

17 comentários em “Anúncio duvidoso faz clientes passarem VEXAME em restaurante de São Luís”

  1. Aline

    8 anos atrás  

    Já faz tempo que esses estabelecimentos vêm usando de má fé para enganarem os consumidores!! Espera-se que o Procon tome providências.

    Excelente Matéria

  2. Rosivaldo

    8 anos atrás  

    Ignorância do consumidor que ao chegar no recinto não teve nem o trabalho de questionar sobre a promoção

  3. Leo

    8 anos atrás  

    tratamento horrível , deveriam receber um treinamento para tratar melhor seu clientes.

  4. 8 anos atrás  

    Faltou comunicação por parte dos clientes. Adoro o zuky, o atendimento, o sushi mais ainda! Super recomendo. E já até fui e participei da promoção. Saímos todos satisfeitos! O blog deve ver também a outra versão da historia, antes de sair difamando pela Internet! Abraços

  5. Carol

    8 anos atrás  

    Deixei de frequentar esse estabelecimento por vários motivos , atendimento péssimo , qualidade péssima , e colocam imagens de pratos e quando chegamos lá , ele nem tentar fazer parecido , espero que o procon tome as devidas providências !!!!!

  6. Lima

    8 anos atrás  

    Esses empresarios daqui francamente, isso é caso de policia e de justiça, por isso que aqui em são luis os restaurantes não duram muito tempo e logo fecham.kkkkk

  7. Louis

    8 anos atrás  

    Atendimento péssimo , sempre demora , vez ou outra há troca de pedidos . Já cheguei a ir com minha namorada, o pedido dela chegou e o meu não , quando questionei, a atendente nem havia feito o pedido .

  8. Frederico

    8 anos atrás  

    Grande promoção!!!!! Se eu quero 10 peças eu peço Soh 5 pra vir as 10 que eu quero é pago normal as 10! Kkkkk, eh piada!!

  9. Rui

    8 anos atrás  

    Não como mais nesse estabelecimento! Um dos piores atendimentos que já recebi, os garçons parecem que estão fazendo um favor, são um poço de ignorância.

  10. Daniela

    8 anos atrás  

    Aos desavisados de plantão!!!!
    Queixa infundada ou injúria a uma empresa ou produto nas redes sociais podem render processoReclamar pode; ofender, não.
    A internet é um canal eficaz para o consumidor resolver uma reclamação envolvendo produtos ou serviços. Segundo uma pesquisa divulgada pelo site Reclame Aqui, nos primeiros seis meses de 2015, as dez empresas com melhor retorno aos clientes solucionaram 92% das reclamações cadastradas no site. Porém, os consumidores devem estar atentos para à forma de reclamar. As empresas estão entrando na Justiça quando consideram que foram ofendidas, ou que a publicação é inverídica ou exagerada.

    “Com a consolidação da internet (como local de interação), as empresas estão procurando assessoria jurídica e acessando a Justiça nesses casos”, afirma o advogado especializado em direito empresarial Sérgio Carneiro Rosi, que já atendeu organizações em processos dessa natureza. “O cliente pode emitir sua opinião sobre um produto. Mas deve tomar cuidado para não se exceder e gerar uma ofensa ou um dano”, diz.

    O assessor jurídico do Procon-MG Roberto Apolinário de Castro Júnior confirma. “Os comentários na internet devem ser regidos pelo bom senso. O consumidor deve demonstrar boa-fé, intenção de resolver o problema. Comentários depreciativos ou alusão a prática criminosa por parte da empresa podem gerar um processo”, afirma.

    Roberto Apolinário ainda adverte que, mesmo com a razão, o cliente que utilizar uma linguagem inapropriada ou difamatória pode responder judicialmente. Já Sérgio Rosi pondera que as empresas procuram reparação quando a reclamação é “inverídica e grave”. “Quando um cliente reclama de forma agressiva, se excedendo no linguajar, e isso se transforma em um ‘viral’, o dano pode ser gigantesco”, conta Rosi.

    Contar sem fazer juízo. Para Roberto Apolinário, a melhor postura do consumidor na internet é descrever o ocorrido sem cair em “juízos de valor”. “Ele pode narrar os fatos, pode opinar, até porque a Constituição garante o direito à liberdade de expressão”, diz. Para ambos, o consumidor tem o direito de usar a internet para buscar seus direitos. “A internet é fundamental para estreitar o relacionamento entre empresas e clientes”, opina Rosi.

    Sem censura

    “O fornecedor tem que pensar se o processo contra um cliente não gera mais problemas. E ele deve se ater a coibir os excessos do consumidor. A empresa deve cuidar para não apresentar uma hipersensibilidade, como se qualquer opinião fosse ofensa. Isso pode depor contra a própria empresa e até gerar censura”

    Roberto Apolinário – Assessor do Procon-MG

    Limite tênue

    “A pessoa jurídica pode sofrer dano moral de acordo com a legislação. Isso acontece quando o comentário, ainda mais público, colocado na internet, gera uma ofensa, atinge a pessoa jurídica em sua imagem e em sua credibilidade. O consumidor deve entender que existe um limite que separa o que é emitir uma opinião e o que é ofender”

    Sérgio Rosi – Advogado

    Etiqueta na rede

    Formas de manifestação que o consumidor deve evitar na internet:

    Termos: linguajar ofensivo, palavras de baixo calão e xingamentos devem ser evitados na internet

    Exageros: a descrição deve conter apenas os fatos, sem exagerar nas ações do consumidor ou da empresa. Mentir, piorando a situação que foi vivenciada, também rende processo

    Impessoalidade: dirigir adjetivos ofensivos à empresa ou aos seus funcionários é considerado ilegal

    Crimes: quem diz que a empresa ou funcionário cometeu um crime pode ser responsabilizado

    Compartilhar

    Risco. Para o advogado Sérgio Rosi, quem compartilha uma informação ofensiva pode ser processado junto com o autor, “caso o intuito do compartilhamento seja lesionar a empresa”, afirma.

  11. Gilberto Junior

    8 anos atrás  

    Nao sei se isso aí é verdade não, oh! Porque ontem mesmo eu fui no suzy.. e assim, a promoção do sushi em dobro só funciona se vc disser q quer em dobro.. se não eles trazem as peças normais e vc paga o preço normal delas! E sim, eu comi ontem dobrado.. e sempre fui muito bem atendido nas vezes que frequentei o local (inclusive ontem)..
    Acho pouco provável, até pq eles sempre tentam resolver os “problemas” de um jeito q favoreça o cliente.. tipo ontem mesmo meu pedido veio errado (faltaram 12 peças) e eles corrigiram e trouxeram rapidinho!

  12. Zuky Parque Shalon

    8 anos atrás  

    Sou uma daa responsáveis pelo estabelecimento e segue nota de esclarecimento:

    Sobre um provável ocorrido na terça-feira, dia 05/01/16, divulgado neste blog referente a “constrangimento e propaganda enganosa” na Promoção “Sushi Dobrado”, esclarecemos que:
    1 – A promoção feita para seguidores sempre foi esclarecida nas redes sociais e explicada em todos os posts como funciona e, até esse episódio, nunca nos foi apresentado nenhuma incompreensão da mesma.
    2- Entramos em contato com a cliente para entender o ocorrido e apurar os fatos. Agradecemos o contato e deixamos claro que estamos a inteira disposição.
    3 – O fato foi apurado e, através do comprovante da comanda, preenchida pela própria cliente, e depoimentos de testemunhas que estavam no estabelecimento, o ocorrido não foi bem como descrito no blog. Entendemos que sempre existem versões que devem ser levadas em consideração e averiguadas.
    4- Sempre primamos pelo bom relacionamento e atendimento com nossos clientes e sempre nos colocamos à inteira disposição para toda crítica e/ou sugestões.
    O Zuky repudia qualquer tipo de atitude que possa constranger o cliente. Temos a obrigação de averiguar toda e qualquer situação relatada, tomar as medidas cabíveis e dar retorno aos interessados. Primamos por garantir a satisfação dos nossos clientes e estar sempre em busca de melhorias. Nossos contatos estão divulgados em nossos perfis nas redes sociais e disponíveis para atendimento e informações.

  13. 8 anos atrás  

    O zuky está perdendo credibilidade, atendimento de qualidade é fundamental hoje em dia, e a propaganda é bem clara, peça 2 e pague 1, o cliente não pode ser lesado por um erro do estabelecimento, e o constrangimento, isso é inadmissível.

  14. Laura

    8 anos atrás  

    Ocorreu algo parecido comigo, na ocasião pedi uma quantidade de sushi e eles duplicaram sem avisar nada. Creio que usam isso para aumentar os pedidos pois comigo funcionou, acabei dividindo o pedido com uma colega e paguei a conta integral. Fiquei irritada e não voltei mais no local, só que foi no Zuky da avenida dos holandeses. Não vou e nem índico.

  15. flaviane

    8 anos atrás  

    Ja foi um ótimo estabelecimento, porém hoje nao vamos mais lá, simplemente por toda vez mudar algo do cardápio do rodizio (apenas favorecendo os donos) e pelo péssimo atendimento recebido nas ultimas vezes. Vcs estao certos em compartilhar isso. Ultimamente na maoiria dos lugares que vamos, temos que pedir favor para ser bem atendido.

  16. Talyta

    8 anos atrás  

    Outro dia fui nesse estabelecimento, com a proposta de provar.. Passou 50 minutos para um pedido de 12 peças, quando veio estava tudo errado, perderam meu pedido e pediram que eu refizesse.. Sem nenhuma explicação! Odeio a ZUKY por mim ela já tinha fechado a muito tempo! Atendimento péssimo, sushi não é lá essas coisas e sem organização nenhuma!

  17. Joel

    8 anos atrás  

    Acho que Carol e Thomaz já disseram tudo, mas vou deixar minhas insatisfações: a demora é um absurdo para um simples suco ou refrigerante (o sushi não precisa nem falar), fui apenas duas vezes no estabelecimento e nas duas vezes o dia do rodízio promocional eram em dias diferentes( segunda e quarta na ocasião), uma das vezes eu vi um homem de terno (não sei se é o gerente) pegando o sushi com a mão (sem luva) e por fim as peças que trazem é sempre abaixo do que se pede na comanda do rodízio.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>