Zanony Passos é alvo de PAD e Corregedor Nacional do MP sugere perda do cargo

Foto Reprodução

O promotor Zanony Passos Filho está sob escrutínio após acusações de extorsão levantadas pelo presidente da Câmara Municipal de São Luís, Paulo Victor. O corregedor nacional do Ministério Público, Angelo Farias da Costa, apresentou ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) a recomendação de abrir um processo administrativo disciplinar (PAD) contra Passos.

O caso, que já havia levado ao afastamento cautelar de Passos em janeiro deste ano, ganha novos contornos com a possibilidade de extensão do afastamento por mais 180 dias. A gravidade das acusações também coloca em jogo a permanência de Passos no cargo, pendente de uma ação penal pela Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão (PGJ-MA).

Além do PAD, uma correição extraordinária foi proposta para a 4ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e da Probidade Administrativa, liderada por Passos, para assegurar a integridade dos procedimentos e processos sob sua responsabilidade.

O vereador Paulo Victor, que trouxe as acusações à tona, alega ser vítima de extorsão e apresentou como evidência conversas com o promotor, que incluem demandas de efetivação de cargos e ameaças. Esses registros foram disponibilizados para análise do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), da PGJ e do CNMP.

 

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>