Maranhão entre os seis estados contemplados com mais projetos do Novo PAC

Centro Histórico de São Luís

O Maranhão vai receber 426 obras e equipamentos do Novo PAC Seleções, macro programa do Governo Federal, anunciado nessa última quinta-feira (7), em Brasília (DF). Os investimentos alcançam 85% municípios maranhenses, com ações na educação, infraestrutura, saúde, esporte e cultura. O estado recebeu 15 projetos e está entre os seis que mais foram contemplados pelo programa federal. Na área da cultura, serão 11 CEUs da Cultura (espaços para atividades artísticas), e mais quatro projetos de arquitetura e engenharia, voltados ao patrimônio histórico.

O governador Carlos Brandão se manifestou em suas redes sociais, após acompanhar o anúncio do programa, em Brasília. “É um novo momento para o Brasil. Participamos do anúncio dos resultados do Novo PAC Seleções, em Brasília. Na presença de ministros e autoridades, o presidente Lula destacou a importância do programa para o desenvolvimento do país”, reiterou.

O secretário de Estado da Cultura (Secma), Yuri Arruda, pontuou que “o Novo PAC está em sintonia com a política cultural do Governo do Maranhão, que prioriza as manifestações populares, os fazedores da cultura e a diversidade da arte maranhense, promovendo a democratização, acesso e inclusão às iniciativas, portanto, esse programa representa uma conquista importante e demonstra a valorização nacional deste segmento”.

Investimentos

O Novo PAC traz ações estratégicas para o desenvolvimento da cultura no Brasil, e o Maranhão obteve ganhos significativos com a implantação de 11 CEU da Cultura e de quatro projetos direcionados à preservação do patrimônio histórico.

Com a proposta de atender, especialmente, áreas periféricas, o CEU da Cultura conta com estrutura para múltiplas ações na cultura, esporte, assistência social, trabalho e emprego. O programa também garante investimentos no patrimônio histórico, possibilitando a recuperação de espaços públicos e outras iniciativas.

Com as propostas selecionadas, o Maranhão receberá investimentos do Governo Federal para realizar 426 obras, que irão melhorar o acesso a serviços na saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios alcançarão mais de 6,2 milhões de maranhenses – 93% da população do estado.

O Novo PAC compreende cinco eixos e 27 modalidades, executadas pelos ministérios das Cidades, Saúde, Educação, Cultura, Justiça e Esporte, sob coordenação da Casa Civil da Presidência da República.

O CEU da Cultura é um equipamento público de uso cultural e caráter comunitário. Inclui espaços para expressão corporal e atividade física, arte e educação, trabalho e renda, entre outras atividades interrelacionadas à cultura.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>