“Cavalo selado preparado e querendo” para Roberto Costa em Bacabal

Roberto Costa tem três vezes a soma de Marco Miranda e Expedido,
na corrida pela Prefeitura de Bacabal

Se não for surpreendido por uma candidatura com poder avassalador surgida na última hora – o que é praticamente impossível, por mais imprevisível que seja a política -, nem cometer erros graves durante a campanha – tem experiência suficiente para não os cometer -, o deputado estadual Roberto Costa (MDB) reúne todas as condições políticas e eleitorais para se eleger prefeito de Bacabal. Foi esse o cenário encontrado pela pesquisa Econométrica, segundo a qual Roberto Costa tem nada menos que 69,9% das intenções de voto, contra 15,8% de Marcos Miranda e 4,1% de Expedito. Os que não votarão em nenhum deles ou anularão o voto somam 7,3% e os que não souberam ou não quiseram responder alcançaram ínfimos 2,9%. Contratada por O Imparcial, a pesquisa ouviu 412 eleitores entre os dias 23 e 25 de fevereiro, tem margem de erro de 4,8%, para mais ou para menos, tem 95% de intervalo de confiança e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-02881/2024.

Os números da pesquisa Econométrica expõem a tendência encontrada por muitos observadores, depois da derrota de 2016, quando toda a oposição de juntou em torno do ex-prefeito Zé Vieira (PR). O parlamentar assimilou aquela pancada e, ao contrário do que outros fariam, intensificou a sua relação com o município, apoiando o prefeito Edvan Brandão (PDT) e mantendo todos os seus compromissos com a comunidade bacabalense. Essa postura, que dispensou chororô nem tempo teve para lamentações, reforçou a posição política do parlamentar, que acabou se transformando no ponto de referência de praticamente todas as correntes, incluindo o deputado Florêncio Neto (PSB), que foi seu adversário e hoje apoia aberta e efetivamente o seu projeto de candidatura. Nos últimos anos, Roberto Costa elegeu Bacabal como o principal foco da sua ação política.

No terceiro mandato de deputado estadual, o deputado Roberto Costa se consolidou como um dos principais articuladores da política estadual, tornando-se a principal referência nesse mister. Sua atuação auxiliando a presidente Iracema Vale (PSB) no plenário e nos bastidores da Assembleia Legislativa tem sido elogiada pelos mais diferentes deputados, que enxergam nele um construtor de pontes em lacunas causadoras de tensões políticas. Agora mesmo, trabalha intensamente para evitar que parte da bancada governista, formada por parlamentares ligados ao ex-governador e atual ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, conversando com diferentes parlamentares e desmontando bombas.

Na avaliação de um político experiente, que conhece como poucos a realidade política de Bacabal, a população bacabalense “escolheu” o deputado Roberto Costa para ser o seu prefeito. E por diferentes meios, o eleitorado já demonstrou que só aceita se for ele o candidato, não concordando que ele lance um candidato. Se isso acontecer, essa onda pode se desmanchar. Essa indicação está nos números da Econométrica em relação aos indecisos, que somam pouco mais de 10%, o que sugere uma definição antecipada do eleitorado. De modo que Roberto Costa tem nas mãos a possibilidade de comandar uma das dez maiores e mais importantes cidades do Maranhão, polo político e econômico do Vale do Mearim, com 105 mil habitantes e que reúne mais de uma dezena de municípios à sua volta.

O deputado Roberto Costa já foi tomado pela dúvida sobre se deveria ou não ser candidato a prefeito de novo, não queria correr o risco de amargar mais uma derrota. As primeiras pesquisas, porém, arremessaram as tais cautelas para o espaço, indicando que são reais e sólidas as suas possibilidades de eleição. A pesquisa Econométrica é um forte indicador de que as condições estão de fato favoráveis ao parlamentar. Muito dificilmente ele deixará de atender a um chamamento tão contundente como a preferência de 69,9% do eleitorado. Até porque, se eleito for, como está rascunhado, ele será um dos prefeitos mais ativos do estado, com assento cativo em todas as mesas em que for discutido o futuro dos municípios e do Maranhão como um todo.

Não será surpresa, portanto, se o deputado Roberto Costa vier a confirmar nos próximos dias a sua candidatura à Prefeitura de Bacabal.

Por Repórter Tempo

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>