Vereadores avaliam contas de ex-prefeitos de São Luís

Foto Reprodução

Em uma sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 08, os vereadores de São Luís analisaram as contas de três ex-prefeitos da capital maranhense: Tadeu Palácio, João Castelo e Edvaldo Holanda Júnior. As contas abrangem o período de 2005 a 2019 e foram submetidas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e às comissões de Justiça e Orçamento da Câmara Municipal.

A sessão foi marcada por divergências, abstenções e aprovações, conforme o caso de cada ex-gestor. As contas de Tadeu Palácio, referentes aos anos de 2005 e 2008, foram rejeitadas pelo TCE, mas receberam pareceres favoráveis das comissões da Câmara. No entanto, na votação em plenário, não houve os 22 votos necessários para anular a decisão do TCE. Apenas 12 vereadores votaram pela rejeição, enquanto quatro se abstiveram.

As contas de João Castelo, relativas aos anos de 2010 e 2011, também foram rejeitadas pelo TCE, mas as comissões da Câmara optaram pela abstenção e pelo arquivamento do processo, considerando o falecimento do ex-prefeito. Nesse caso, o plenário seguiu o mesmo entendimento e votou de forma unânime pela abstenção, com 21 votos favoráveis. Apenas o vereador Pavão Filho (PDT) se absteve.

Já as contas de Edvaldo Holanda Júnior, que abarcam os anos de 2014 a 2019, foram aprovadas pelo TCE e pelas comissões da Câmara. A maioria dos vereadores acompanhou esse parecer e votou pela aprovação, com exceção de seis que se abstiveram.

A sessão extraordinária foi presidida pelo vereador Paulo Victor (PCdoB) e contou com a presença de 21 dos 31 vereadores da Câmara. A sessão foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pela internet.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>