Por R$ 32 milhões, Prefeitura de São Luís contrata empresa investigada por fraude em licitações

Prefeito Eduardo Braide

A gestão de Eduardo Braide, por meio da Secretaria Municipal de Educação, homologou uma ata de registro de preço, contemplando a empresa Brink Mobil Equipamentos Educacionais, com sede em Curitiba (PR), que é acusada de corrupção.

O pregão eletrônico prevê a contratação de empresa especializada para fornecer material didático escolar em forma de Kit Escolar para as escolas da rede pública municipal. O valor global do contrato é de 32 milhões, conforme publicado no diário oficial desta segunda-feira (27).

 A modalidade de contratação é a de ata de registro de preços, que consiste em um acordo firmado entre a administração pública e o fornecedor contemplado, que se comprometem a manter os preços registrados durante um período. Dessa forma, a administração pública pode adquirir os produtos conforme a demanda, sem realizar novas licitações.

Investigação 

Em dezembro de 2018, a empresa Brink Mobil foi denunciada no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) por suspeita de participar de um cartel que fraudava licitações públicas de uniformes, mochilas e materiais escolares em quatro estados brasileiros entre 2007 e 2012.

Além disso, a Brink Mobil é alvo da operação Calvário, que investigou um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro na Paraíba. A empresa é acusada de pagar cerca de R$ 1,8 milhão em propina para obter contratos no governo de Ricardo Coutinho (PSB). O dono da companhia, Valdemar Abila, chegou a ser preso no fim de 2019 na segunda fase da operação. A polícia também deteve Coutinho. Os dois foram denunciados em dezembro do mesmo ano pelo Ministério Público da PB. Não houve, até o momento, nenhuma condenação.

A Brink Mobil tem filiais em Colombo(PR), Campina Grande do Sul (PR), Nova Lima (MS) e São Paulo (SP).

Foto Reprodução

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>