Brandão participa da inauguração do Sesi Casarão da Indústria em São Luís

Foto Divulgação

“Mais uma parceria que deu certo entre a iniciativa privada e o poder público”, comemorou o governador Carlos Brandão, durante a inauguração do mais novo cartão-postal de São Luís: o Sesi Casarão da Indústria. Localizado na Praça João Lisboa, 328, no coração do Centro Histórico.

O novo centro cultural e tecnológico da cidade foi entregue nesta sexta-feira (22). O espaço reúne em um só lugar tecnologia, educação, gastronomia e apropriação cultural. A iniciativa faz parte do programa Nosso Centro, coordenado pela Secretaria de Estado das Cidades e do Desenvolvimento Urbano (Secid).

Em seis de março de 2022, por meio do termo de adesão ao edital do programa Adote Um Casarão – uma das vertentes do Nosso Centro -, foi celebrado o contrato de concessão de uso do imóvel em questão, parceria firmada entre a Secid e o Serviço Social da Indústria no Maranhão (Sesi Maranhão).

Voltado para estimular a pesquisa e fomentar o desenvolvimento tecnológico nas áreas de educação, cultura e gastronomia, em equilíbrio com a preservação do patrimônio, utilizar soluções tecnológicas criativas e inovadoras é a missão do Sesi Casarão da Indústria, espaço que possui área total de 600 m².

Do lado de fora temos São Luís antiga, aqui dentro nós temos a São Luís moderna, com tecnologia, com inovação. Aqui nós temos espaço para cultura, para lazer, um espaço gastronômico, um espaço para exposição de arte, um local para gente lembrar da nossa história e continuar avançando na tecnologia”, observou o governador.

O Sesi Casarão da Indústria possui oito espaços: Trilha da Memória da Indústria, Espaço Versátil, Tempero Sesi, Sesi Cultura, Espaço Acolher, Sesi Robótica, Espaço Criar e Casarão dos Sabores. Os espaços propõem uma mescla de arte, cultura, design e recursos multimídia.

“Isso aqui é um patrimônio da cidade, do estado, patrimônio mundial e o Sesi não poderia ficar de fora disso. O Sesi está inserido nesse processo, já que nós estamos aqui há mais de 50 anos contribuindo para essa cidade, para esse estado. Estamos mostrando muita tecnologia, trazendo para o atual o que aconteceu no passado e refletindo sobre o futuro”, afirmou Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

Isso mostra o compromisso do Sistema Fiema com o resgate, com a ressignificação da interação das pessoas com o Centro Histórico. É um Patrimônio Mundial da Humanidade e nós precisamos repensar a forma como nós o ocupamos. Aqui vamos ter desde a gastronomia, até as artes plásticas. Um espaço que congrega todos os públicos, desde a criança até o idoso”, disse Diogo Lima, superintendente regional do Sesi no Maranhão.

Foto Divulgação

Conheça os espaços

Espaço Trilha da Memória da Indústria – possibilita que a população conheça as contribuições da indústria maranhense para o desenvolvimento social, econômico e humano do estado. O uso de tecnologias como realidade virtual e outros recursos interativos conduzirão o visitante pelo museu da indústria.

Espaço Versátil – é um espaço de exposição que estará aberto aos artistas, criadores e produtores de diferentes linguagens.

Espaço Tempero Sesi – espaço de formação gastronômica onde serão ofertados cursos que valorizem a cozinha maranhense. As aulas serão realizadas com o objetivo de geração de renda aos participantes.

Espaço Sesi Cultura – é um teatro intimista destinado a espetáculos científicos, apresentações, mostras, festivais e eventos culturais em geral.

Espaço Acolher – laboratório onde profissionais da educação poderão se apropriar de estratégias para um saber inclusivo, a partir de tecnologias e metodologias.

Espaço Sesi Criar – ambiente maker destinado a crianças, jovens, adultos e idosos, que serão desafiados a criar soluções, programar, desenvolver ideias de forma dinâmica e colaborativa.

Espaço Robótica – espaço de usinagem e oficinas de Robótica a partir de maletas Lego, onde serão potencializados vários projetos tecnológicos que o Sesi já desenvolve em suas escolas e agora estarão à disposição de escolas públicas e privadas para compartilhamento de ideias e de tecnologias, inclusive para treino de equipes em competição de robótica.

Espaço Casarão dos Sabores – os visitantes poderão saborear cafés em um lounge que remete a uma volta no tempo, focado na culinária regional em que vários chefes de cozinha da terra irão se revezar na composição de cardápios e pratos que valorizam a gastronomia local.

Parceria entre poder público e iniciativa privada

Segundo o governador Carlos Brandão, esse tipo de ação conjunta entre a iniciativa privada e o poder público, será potencializada no Maranhão. “Essas parcerias do Governo do Estado com a iniciativa privada têm que continuar avançando, pois a gente vai continuar entregando prédios como esse totalmente requalificado. Para lembrarmos da nossa história e continuar avançando na tecnologia”, afirmou Brandão.

Com a inauguração do Sesi Casarão da Indústria, a Secid chega ao quinto imóvel requalificado pelo Adote um Casarão apenas em 2023.

O Sesi Casarão da Indústria funcionará no próximo mês de outubro com visitas para públicos específicos do setor público e privado, além de multiplicadores focados e correlacionados aos espaços disponíveis no novo equipamento do Sesi para consulta e montagem coletiva da agenda dos próximos seis meses do espaço.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>