O governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), deve entrar com pedido de licença nesta segunda-feira (30). Após viajar para São Paulo no dia 17 de maio com intuito de realizar uma cirurgia para retirada de um cisto no rim, o chefe do executivo completará 15 dias fora de São LuÃs, na próxima quarta-feira, 1 de junho, portanto terá que obrigatoriamente pedir licença para não correr risco de cassação de mandato. Em seu lugar deve assumir o presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão, Paulo Velten.
O pedido de licença de Carlos Brandão deve ser de apenas 24 ou 48 horas, mas se faz necessário por conta da legislação. Existia uma expectativa que ele retornasse a São LuÃs na última quarta-feira, 25 de maio. Mas a pedidos dos médicos, ele permanece em São Paulo para acompanhamento do pós-operatório.
O sucessor natural de Carlos Brandão seria o presidente da Assembleia Legislativa, Othelino Neto (PCdoB), mas como ele vai concorrer a reeleição de deputado estadual não pode ocupar a função de governador, caso contrário se tornará inelegÃvel. Cabendo assim, a missão para o presidente do TJ, Paulo Velten, comandar o Maranhão por alguns dias.
A última vez que um presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão assumiu o comando do Governo do Maranhão foi em julho de 2019, quando Flávio Dino tirou férias e logo em seguida Carlos Brandão e Othelino Neto tiveram que viajar para compromissos fora do paÃs.