Bolsonaro recebe Valdemar Costa Neto e marca filiação ao PL para terça (30)

Foto Reprodução

A filiação do pPresidente Jair Bolsonaro

ao PL será oficializada na próxima terça-feira, dia 30 de novembro, às 10h30, segundo nota emitida pelo partido. A data foi definida em reunião entre Bolsonaro e o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, que foi recebido nesta tarde no no Palácio do Planalto com o objetivo de selar a filiação e permitir que Bolsonaro dispute a reeleição em 2022 pela legenda.

Esta é a segunda vez que o PL anuncia a filiação de Bolsonaro. A primeira vez foi no dia 10 de novembro, quando Costa Neto divulgou um vídeo marcando a solenidade para o dia 22, número oficial da legenda.

Porém, entraves em São Paulo e no Nordeste levaram Bolsonaro a refugar, e a solenidade foi cancelada quatro dias após o seu anúncio.

Segundo a nota da legenda, a filiação de Bolsonaro ocorrerá em solenidade nas dependências do complexo Brasil 21, onde fica a sede nacional do partido.

Segundo disse um ministro ao Valor, Valdemar já teria convencido o diretório paulista do partido a abrigar a candidatura do ministro Tarcísio de Freitas (Infraestrutura) ao governo do Estado, desistindo do pacto que tem firmado com o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB). Na composição feita em São Paulo, o PL apoiaria Garcia ao Palácio dos Bandeirantes e o governador João Doria (PSDB), desafeto de Bolsonaro, ao Palácio do Planalto. O presidente, porém, considera isso inaceitável.

Ainda de acordo com esse ministro, Valdemar também teria concordado que o partido não apoie nenhum candidato do PT no Nordeste, como já havia sido definido em Estados como o Piauí. O rechaço a qualquer aliança com o PT é uma exigência de Bolsonaro, que não quer que a sigla que o abrigará faça coligações com o partido de seu maior rival na eleição, o ex-presidente Lula.

A ida de Bolsonaro ao PL deve envolver também a composição com o PP, que indicaria o vice na chapa presidencial em 2022. São cotados ao posto os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil) e Fábio Faria (Comunicações).

O PL tem hoje um único ministério, a Secretaria de Governo, cuja titular é Flávia Arruda, deputada pelo Distrito Federal.

Fonte: Valor Econômico

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>