TCE aponta decadência da transparência na Prefeitura de Bacabeira

Dos 84 itens avaliados como obrigatórios ou essenciais, cerca de 40 não atendem a exigibilidade da legislação.

O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE/MA) fiscalizou os Portais da Transparência dos municípios maranhenses, a fim de averiguar o cumprimento das exigências estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar Federal n. 101/2000) e Lei de Acesso à Informação (Lei Federal n. 12.527/2011).

O Relatório da corte mostra que a prefeitura de Bacabeira, tem descumprido boa parte das obrigações impostas pela legislação e deixando de publicar itens obrigatórios ou essenciais em seu portal da transparência, o que levou o município a integrar a classificação “C” – nível mais baixo de transparência da avaliação do Tribunal – com nota 5.32.

Dos 84 itens avaliados como obrigatórios ou essenciais, cerca de 40 não atendem a exigibilidade da legislação. O destaque da precariedade da transparência da prefeitura de Bacabeira está nos itens: Diárias, Licitações, Contratos, Transferências e Despesas. Nestes, o municio descumpre todas as obrigações, ocultando da população todas as informações que deveriam ser publicadas no portal da transparência.

Foto Reprodução
Foto Reprodução

Para se ter uma ideia do desrespeito da administração municipal com a transparência, basta acessar o campo folha de pagamento e ver que a ultima folha publicada, é ainda de março, faltando os meses de abril, maio, junho e julho de 2021.

Vale lembrar, que o Ministério Público está investigando a farra de diárias no município, assim como irregularidades em licitações e contratos do governo Fernanda Gonçalo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>