Liberdade de abraços abertos para muitos direitos

Vereador Paulo Victor

É com alegria que trato desse assunto nesse espaço semanal de ideias e destaque de avanços em São Luís.

Aliás, não são apenas avanços, são transformações de cenários, de vidas e sonhos concretizados. Um marco para gerações. Na Avenida Quarto Centenário, na Liberdade, por exemplo, no lugar de palafitas, agora existe um conjunto de equipamentos públicos.

Uma série de obras está garantindo mais qualidade de vida, educação, infraestrutura e dignidade aos moradores da região – composta também pelos bairros Camboa, Fé em Deus e Diamante.

O bairro Liberdade é um dos mais tradicionais de nossa cidade e foi reconhecido pela Fundação Cultural Palmares como quilombo urbano, tornando-se o primeiro do estado do Maranhão. Todos esses investimentos, portanto, são um presente mais que merecido.

As ações integram o programa PAC Rio Anil, promovido pelo governo federal e executado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Iniciativas que tiveram início na gestão do deputado federal Rubens Jr, como gestor da pasta, e seguem com o atual secretário, o deputado federal Márcio Jerry; em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, sob coordenação do secretário Felipe Camarão; com a Secretaria de Estado da Saúde, coordenada pelo secretário Carlos Lula, e demais secretarias. Tudo comandado pelo governador Flávio Dino, grande líder que trabalha para que o nosso estado seja cada vez melhor.

Já foram entregues uma Policlínica do Idoso, com diversas especialidades médicas – serviço inédito no estado. Uma Escola Digna no mesmo local, com o objetivo de ampliar a oferta de vagas do ensino fundamental na região.

E mais: a nova sede do Batalhão Tiradentes da Polícia Militar, entregue em 2019. O Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), espaço para a formação de moradores da região em cursos que garantam a autonomia financeira e de trabalho. Localizado na Praça Negro Cosme, o centro oferece mais de 10 oportunidades de capacitação, entre corte e costura, estamparia, pintura em azulejos, customização de roupas, designer de moda afro, oficina de hip hop e inclusão digital para jovens.

Entregues ainda um conselho tutelar, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), revitalização das vilas Goreth e Veleiros, reforma dos residenciais Camboa e Jackson Lago. Mais recentemente, foi inaugurada a praça Mestre Antônio Vieira, no espaço da antiga Cobal, no Monte Castelo, bairro da minha infância e onde minha mãe continua residindo. Portanto, conheço de perto a realidade das adjacências e sei o quanto esses investimentos são necessários.

A Secid está em fase de conclusão das obras de uma creche em tempo integral. Mesmo que não seja atribuição estadual, o governo trabalha para que o Maranhão seja referência em educação; e uma delegacia, praça com área de lazer, pista de skate e quadra poliesportiva, além de pavimentando várias ruas e vias dos bairros Camboa e Liberdade. Essas ações beneficiam mais de 15 mil famílias nos bairros da região.

E não é só. Os bairros periféricos de nossa cidade precisam de atenção e devem ser tratados com o mesmo cuidado que a área nobre, sem distinção. Sou parceiro do governo do Estado e parabenizo o modelo de gestão do governador Flávio Dino, que garante tantas ações em prol de justiça social, fornecendo o que cada cidadão tem por direito: liberdades políticas, direitos básicos e oportunidades sociais.

São pelas vias do trabalho sério, engajado e repleto de sensibilidade, com ações para quem mais precisa que a nossa gente pode acreditar em dias muito melhores.

Paulo Victor
Vereador de São Luís

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>