Eleições 2020: Globo cancela debates

Foto Reprodução

A Rede Globo declarou nesta sexta-feira (9) que também decidiu suspender o debate com os candidatos que disputam a prefeitura de São Paulo nas eleições deste ano. A informação foi confirmada por assessor do candidato do PSOL na capital paulista, Guilherme Boulos, durante live.

“A Globo acabou de formalizar que não vai mesmo ter debate. Eles já tinham mandado notificação, falando ‘vamos ver’, e acabaram de formalizar”, diz o assessor a Boulos. A decisão foi alvo de críticas do candidato do PSOL, que vem denunciando um movimento articulado das emissoras para blindar os candidatos de Bolsonaro e de João Doria (PSDB). Antes da Globo, CNN, Record e SBT também anunciaram a suspensão do debate.

Primeiro, TV é concessão pública. Não deveria ser opcional para a televisão se ela quer ou não fazer debate. O debate em uma eleição é de utilidade pública, é necessário para os eleitores compararem propostas, para a confrontação dos candidatos, e a emissora não quer. Ou seja, a democracia está refém da boa vontade de uma emissora?”, questionou.

O comunicado da emissora foi enviado aos candidatos aos pleitos. Nele, a diretora de jornalismo Silvia Faria informa que a Globo não conseguiu alcançar acordo proposto com partidos políticos para realizar o debate com os quatro candidatos mais bem colocados na pesquisa eleitoral mais recente.

Conforme explicado anteriormente, a pandemia do novo coronavírus impõe restrições sanitárias para salvaguardar todos os envolvidos na realização do debate – nossos funcionários e as equipes da campanha eleitoral. Tais restrições, aliadas ao grande número de candidatos em disputa, tornaram insuperáveis os obstáculos existentes”, diz um trecho da nota.

Em setembro, a Rede Globo já havia sinalizado que só realizaria debates nesse formato e declarou, em nota, a preocupação de contágio, como publicou o jornalista Maurício Stycer, em sua coluna no portal UOL.

Os estúdios da Globo são ambientes altamente controlados, para evitar contágio de seus profissionais. O risco de submeter suas equipes ao coronavírus por dias seguidos de contatos com candidatos em permanente exposição às ruas é muito alto”, disse a emissora.

Fonte: Revista Fórum

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>