Rede estadual de ensino terá Busca Ativa Escolar com apoio do UNICEF

Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão
Secretário Estadual de Educação, Felipe Camarão

Com intuito de constituir uma rede de promoção da assiduidade e do combate ao abandono e evasão nas escolas estaduais, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) implementarão, na Rede Estadual de Ensino, a Busca Ativa Escolar em Crises e Emergências. A estratégia será apresentada nesta quarta-feira (30), às 10h, pelo canal do youtube da Seduc, aos gestores escolares.

Com agravamento do risco da evasão escolar e abandono no período de pandemia da Covid-19, o UNICEF fez uma adaptação para tornar o Busca Ativa uma ferramenta mais estratégica no enfrentamento e prevenção da exclusão escolar e para promoção da assiduidade dos estudantes. Nesse sentido, para alinhar as ações e minimizar os efeitos danosos do novo coronavírus à trajetória acadêmica dos estudantes, a Seduc, em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME-MA), com apoio do UNICEF/Brasil, ampliará para Rede Estadual de Ensino (tempo parcial e integral) o Busca Ativa Escolar.

O Maranhão já desenvolve a Busca Ativa Escolar desde 2019, no âmbito do Pacto pela Aprendizagem e do Selo Unicef, nos municípios. Mais recentemente, em parceria com o Instituto Sonho Grande, as escolas em Tempo Integral (IEMAs e Centros Educa Mais) também iniciaram o Projeto Ligação do Bem, com o objetivo de fomentar a Busca Ativa e evitar a evasão escolar.

Para efetividade da Busca Ativa Escolar da Rede Estadual, a Seduc contará com a participação dos professores, gestores, supervisores escolares, apoios pedagógicos, coordenadores de área das escolas, que serão fundamentais para a identificação dos alunos infrequentes que potencialmente tendem abandonar a escolar.

Cronograma

Após apresentação da estratégia Busca Ativa Escolar aos gestores escolares, a Seduc realizará, de 05 a 09/10, o cadastro dos professores (agentes comunitários) e equipe gestão (técnicos verificadores) em uma plataforma específica. No dia 16 (sexta-feira), acontecerá o webinário: “Gestor escolar na função do técnico verificador”, e no dia 30/10, mais um webinário com o tema: “Professor na função de agente comunitário”, ambos no canal da Seduc no YouTube.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>