Em Caxias, UBS Antenor Viana estende horário e atende nos fins de semana

Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Antenor Viana em Caxias
Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Antenor Viana em Caxias

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Antenor Viana também está atendendo aos finais de semana das 08h00 às 14h00. Nesse domingo (30), a UBS estava de portas abertas, assistido aos usuários da área de abrangência.

Eu venho buscar de vez em quando consultas, medição de pressão, dente. De vez em quando eu estou por aqui. Como nós estamos em tempo de Pandemia vai diminuir o fluxo de pessoas durante o dia. E, a noite é melhor, porque muita gente trabalha”, afirma Socorro Ferreira, usuária.

Estamos prestando os serviços de curativo, sala de vacina, assistência que for preciso, uma forma de ajudar o paciente. Geralmente recebemos diabéticos, hipertensos. A demanda está sendo bem grande, mas estamos suprindo as metas que foram propostas para está beneficiando a população do Bairro. As demandas de covid-19 tem diminuído bastante”, frisa Alzenira Loura, enfermeira da UBS do Antenor Viana.

Há mais de 1 mês a unidade conta com atendimento com horário estendido, das 18h00 às 22h00. A UBS, assim como as demais as outras 09 Unidades Básicas de Saúde com horário estendido fazem parte do Programa Saúde na Hora do Governo Federal, que em parceria com a Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde colocam em prática a estratégia.

Equipe de plantão na UBS Antenor Viana
Equipe de plantão na UBS Antenor Viana em Caxias

A coordenadora da Atenção Primária, Camila Lopes esteve na UBS, onde acompanhou os trabalhos nesse domingo (30). Ela destacou a importância do serviço que agora funciona aos finais de semana, dando maior possibilidade de alcance à Rede Municipal de Saúde, a públicos que antes acessavam pouco os serviços de saúde por conta de coincidir o trabalho.

O Programa ele contempla a extensão da estratégia de saúde que é feita durante o dia. Então, todos os serviços eles devem acontecer nas unidades que estão sendo abertas em horário ampliado (…) nós temos hoje 08 UBS’s funcionando a noite e duas funcionando aos finais de semana“, frisa Camila Lopes, coordenadora da Atenção Primária.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>