Covid-19: Com mais de R$ 500 mil, Viana conta apenas com 2 postos de saúde

Foto Reprodução

Em apenas 2 meses, a Prefeitura de Viana já recebeu mais de meio milhão de reais somente para o ações de prevenção e combate ao coronavírus. Na última quinta-feira (9), o Governo Federal liberou, por intermédio do Ministério da Saúde, mais R$ 94 milhões para tratamento e medidas preventivas contra o covid-19, em todo o Maranhão. Ou seja, trata-se de valor extra do Fundo Nacional de Saúde.

Em dois meses, foram 465 mil, 891 reais e 60 centavos recebidos pela administração Magrado Barros (DEM). Nesta segunda-feira (13), os cofres do município engordaram com mais 200 mil reais destinados a incremento temporário no custeio dos serviços de Atenção Básica, totalizando mais de 665 mil reais. A quantia seria extremamente necessária em um município polo no sistema de saúde regional. Porém, não foi feito nenhum investimento, até o momento, pela administração Magrado Barros (DEM) para preparar a rede de saúde do município para possíveis aumentos dos casos da doença.

Ao contrário, os povoados da zona rural não contam nem com o mínimo, que são postos de saúde funcionando adequadamente. Em plena pandemia com número crescente de mortes no Maranhão e no mundo todo, só existem dois postos de saúde funcionando, o do povoado de Santeiro e o da Baixa do Capim, em escala de plantão para tratar casos de gripe ou sintomas da covid-19. Ou seja, enquanto o país inteiro concentra seus esforços para melhorar e ampliar o setor da saúde, os vianenses estão completamente desprotegidos e sem o básico. Todos os médicos do Programa Saúde da Família foram embora do município e o PSF não está funcionando.

A Prefeitura de Viana foi uma das últimas da Baixada maranhense a instalar um posto de atendimento na rodoviária, sem que os profissionais estivessem adequadamente protegidos contra o vírus. As informações sobre cuidados e prevenção ficam nas redes sociais e nem chegam aos povoados. O município teve um caso diagnosticado e confirmado pela Secretaria Estadual de Saúde, de um policial que presta serviço na cidade vizinha de Penalva. O militar não precisou de assistência municipal porque recebeu tratamento no Hospital do Servidor, em São Luís, e agora se recupera na capital. Em Viana, também não se tem notícia de que o Conselho Municipal de Saúde tenha atuado de acordo com suas finalidades, entre elas, a de acompanhar a aplicação dos recursos públicos e de cobrar a Administração Municipal a disponibilização da aplicação das verbas.

São 665 mil reais já depositados nos cofres da Prefeitura de Viana enquanto a população não tem um vidro de álcool em gel e sequer água nas torneiras para fazer a higiene necessária à prevenção contra o coronavírus.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>