Mais 7 Escolas Dignas serão construídas em 6 municípios maranhenses

Foto Divulgação

Quero dizer que o sentimento é de agradecimento, o trabalho que [o governador Flávio Dino] tem feito na educação [do Maranhão] é um trabalho que o Brasil reconhece. As Escolas Dignas são um legado que esse governo vai deixar, especialmente para aqueles mais desassistidos, os mais humildes. É o caso da escola do [povoado] Pompílio, que ainda é a nossa única escola de palha, e ela vai enfim desaparecer do município de São Mateus”, é o relato do prefeito Municipal de São Mateus, Miltinho, ao participar da solenidade de assinatura das Ordens de Serviço que dão a largada para a construção de mais sete Escolas Dignas em diversos municípios do estado.

Nesta segunda-feira (2), o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias de Estado da Educação (Seduc) e da Infraestrutura (Sinfra), autorizou a construção de mais sete unidades do Programa Escola Digna. Estão sendo contemplados com os novos prédios escolares, os municípios de: Aldeias Altas, Cachoeira Grande, Centro Novo do Maranhão, Matinha, Santa Luzia e São Mateus. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 4 milhões.

Durante a assinatura das Ordens de Serviço, o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, disse que este é mais um mês de grandes feitos do Governo Flávio Dino na área da educação, no estado, em que serão entregues unidades do Escola Digna para a redes municipais e estadual – construídas e reformadas, além das entregas de Unidades do IEMA Vocacional e Unidades plenas do IEMA.

Mais um mês com uma série de ações importantes para o estado do Maranhão nas mais diversas regiões. Começamos hoje assinando as ordens de construção para sete Escolas Dignas, escolas essas que serão doadas aos municípios para a educação infantil e ensino fundamental, demonstrando que o Escola Digna é acima de tudo um Programa de parceria com as prefeituras para que a gente possa melhorar a educação do Estado de forma global, e fazendo com isso que a vida de todos os maranhenses melhore”, afirmou o secretário da Seduc, Felipe Camarão.

Foto Divulgação

As obras chegam para substituir antigos casebres de taipa e palha e barracões alugados, beneficiando centenas de estudantes maranhenses. Como é o caso da unidade com duas salas de aula que será construída no povoado Pompílio, em São Mateus.

França do Macaquinho, prefeita de Santa Luzia, explica que dessa vez será o Povoado Vila União a receber a sua tão sonhada Escola Digna, com duas salas de aula. Esta será a quinta unidade do programa construída no município que conta com pelo menos quatrocentos povoados, que têm em sua maioria escolas em situações precárias, o que dificulta o aprendizado dos estudantes.

Com o recebimento da obra, nós estamos substituindo uma escola barracão por uma Escola Digna. Escola essa que vem transformando a educação do município e dos jovens de Santa Luzia, ajudando a desenvolver o nosso município. Sendo assim, nós só temos a agradecer o Governo do Maranhão por ter essa atenção e preocupação com a educação, não só do município de Santa Luzia, como de todos os municípios do estado. E mais uma vez dizer ao governador Flávio Dino que estamos de braços abertos para sempre recebê-lo em nosso município porque ele tem nos ajudado bastante não só com as escolas dignas, mas também com outros projetos que vem ajudando a desenvolver a nossa sociedade”, disse a prefeita.

As construções dos novos prédios escolares durarão em média nove meses e, ao todo, estão recebendo investimentos da ordem de R$ 4 milhões, recursos oriundos do Fundo Escola Digna, criado pelo Governo do Maranhão para movimentação financeira do Programa.

O vice-prefeito de Aldeias Altas, Itamar Soares, também comemorou a conquista das comunidades dos povoados: Vila Costa Pinto e Vila Rita Reis, que tão logo receberão as suas Escolas Dignas, cada uma com 8 salas de aula.

Já temos duas escolas na zona rural e terminando a construção de uma escola na zona urbana. Estamos, hoje, recebendo a construção de mais duas escolas. Essa é uma conquista muito grande, nosso município estava realmente precisando muito dessas escolas, que vêm nos ajudar a deixar o nosso povo com mais comodidade e mais felicidade. Por isso eu quero agradecer a todo o Governo do Estado e dizer que Aldeias Altas está à disposição para caminhar juntos, somando e crescendo com o Maranhão e nossa cidade”, comentou Itamar Soares.

O Programa Escola Digna é um Programa de muito sucesso, espraiado e espalhado por todas as regiões do Maranhão e que tem sido um programa permanente. Hoje estamos cumprindo mais uma etapa, a Secretaria de Infraestrutura tem uma alegria muito grande por ter essa parceria com a Secretaria de Educação e essas obras têm ajudado bastante a melhorar os indicadores da área da educação em nosso estado. É uma determinação firme do governador Flávio Dino e estamos aqui muito honrados em cumprir mais uma etapa e prosseguir para que cada vez mais o Maranhão possa oferecer mais oportunidades aos nossos jovens”, declarou o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto.

Também participaram da solenidade de assinatura das Ordens de Serviço: o deputado federal Márcio Jerry, o deputado estadual Adelmo Soares; as prefeitas de Matinha, Linielma de Eldo, de Centro Novo do Maranhão, Diva Silva; e o prefeito de Cachoeira Grande, Antônio Ataide Matos.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>