Equipe de Urologia do Hospital São Domingos inaugura robô em cirurgia

Foto Divulgação

Nossa semana encerra-se com a estreia do robô Da Vinci Xi. A primeira cirurgia robótica do Maranhão aconteceu na Sala 12 do Centro Cirúrgico do Hospital São Domingos. Toda a equipe está imensamente feliz e com o sentimento de dever cumprido. O procedimento, uma prostatovesiculectomia robótica, foi um sucesso.

A cirurgia foi realizada pelo urologista Dr. José de Ribamar Calixto. O procedimento inédito no Maranhão também contou com a participação de Dr. Giuliano Lopes de Moura; Dr. Sérgio Moura; Dr. Roclides Lima; do coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Português (PE), Dr. Cloves Fraga, e dos anestesistas Dr. Caio Márcio e Dr. Chrystiano Arraes.

O trabalho da equipe multiprofissional foi realmente incrível e desenvolvido pelas enfermeiras Lais Araújo, Mara Ellen e Walthais Costa; as técnicas de enfermagem Cleidiane de Cassia e Cristina da Silva e o técnico Washington Henrique; a técnica em eletrônica da equipe da Engenheira Clínica do HSD, Soraia Lopes e a instrutora de treinamento da empresa H.Strattner, Ana Tereza Mendes. Toda a equipe atuou sob a supervisão da coordenadora do Centro Cirúrgico do HSD, enfermeira Madalena Pires.

Este é mais um grande momento para o Hospital São Domingos e para a saúde no Maranhão.

Ainda na noite do dia 17, aconteceu a segunda cirurgia com o Da Vinci Xi, agora sendo conduzido pelo urologista Dr. Giuliano Lopes Moura.

1 comentários em “Equipe de Urologia do Hospital São Domingos inaugura robô em cirurgia”

  1. Maria lucimar Silva perpétuo

    3 anos atrás  

    Boa noite!
    Gostaria de saber quantos procedimentos da retirada total da próstata foram realizados pelo robô da vince com a equipe do dr. Ribamar calixto.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>