LUTO NO MUNDO JURÍDICO : Morre o grande advogado PEDRO LEONEL

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (22) o advogado Pedro Leonel Pinto de Carvalho, dono do escritório de mesmo nome.

Aos 82 anos, ele lutava contra um câncer já há algum tempo.

O velório ocorrerá na Pax União do Canto da Fabril, a partir das 11h.

Pasadena

Um dos maiores processualistas do Brasil, Pedro Leonel era também um atencioso observador da vida em sociedade. E, nessa condição, dedicava-se a fiscalizar o poder público, em todas as suas esferas, propondo diversas ações populares para evitar os excessos da mão pesada do Estado sobre o cidadão, ou mesmo barrar atos de corrupção.

Assim, por exemplo, o advogado maranhense acabou se tornando peça importante na Lava Jato.

Foi dele a primeira ação a apontar problemas num negócio entre a Petrobras e Astra Oil Trading NV para a compra de uma refinaria em Pasadena, em 2013.

Depois disso, o negócio revelou-se efetivamente uma furada para o governo brasileiro e as suspeitas de corrupção confirmaram-se durante investigações da Polícia Federal.

Pedro Leonel deixa uma enorme lacuna na advocacia maranhense, mas, também, um legado consistente. Pouco afeito a aparatos tecnológicos, ele era, contudo, um homem moderno de ideias e, por isso, ao longo da sua carreira, cercou-se de bons e jovens advogados a quem deixou, certamente, muitos e importantes ensinamentos.

 

2 comentários em “LUTO NO MUNDO JURÍDICO : Morre o grande advogado PEDRO LEONEL”

  1. Benedito Nabarro

    5 anos atrás  

    Uma grande perda para a velha guarda do direito tive o privilégio de ter muitas ações de Banco contra clientes dele um exemplo de profissional respeitoso com os colegas

  2. Jose Rachid Maluf Filho

    5 anos atrás  

    O maior processualista que o Maranhão já teve, grande professor. Um vocacionado!

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>