Simplício destaca investimentos no mercado interno como estratégia competitiva

Simplício Araújo na Agrobalsas 2019

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia (Seinc) Simplício Araújo proferiu, na última terça-feira (21), palestra com o tema ‘Investir nos Mercados Interno e Regional como estratégia competitiva’ a diversos empresários, representantes das associações dos produtores e autoridades, na 17ª edição da Agrobalsas, que acontece até sexta-feira (24) em Balsas.

Na ocasião, Simplício Araújo destacou, além das ações da Seinc para aumentar a produtividade em prol das empresas maranhenses, o histórico do mercado interno maranhense, abrangendo a produção, importação, cultura e potencialidades do Maranhão e de suas cadeias produtivas, conjuntura nacional e os gargalos solucionados no estado.

Para Simplício Araújo, o Maranhão não se desenvolvia por conta da classe política. O Maranhão tem um povo muito resiliente e resistente, porque lutou contra um sistema político muito antigo que não pensava em desenvolver os seus municípios. Encontramos um estado onde não se falava em produção”.

O secretário citou o que foi realizado diante da conjuntura encontrada. “Democratizamos a relação com o empreendedor. Hoje não existe um empreendedor e produtor no Estado que não seja atendido da mesma forma, seja pequeno, médio ou grande. Além disso, nos relacionamos de forma transparente. Todas essas empresas do Maranhão Mais Produtivo que estão aqui na Agrobalsas dialogam com grandes empreendimentos do Maranhão, porque queremos o crescimento delas”.

Na palestra, foram explanados as ações e os planejamentos da Seinc para os próximos anos, dentre os quais avançar no fomento ao empreendedorismo maranhense e a importância da participação do governo federal nesse âmbito. O secretário comparou como era a dinâmica das empresas que chegavam ao estado e como está agora. “As empresas chegavam e já traziam tudo contratado fora do Maranhão. Agora, são as empresas que procuram o estado, seja pelo terreno, pelo incentivo. É importante ir à campo, incentivar a retomada da produção e é o que estamos fazendo”.

Além disso, o secretário citou o diálogo constante com os segmentos produtivos do estado. “É papel de todos nós fazer com que o Maranhão se torne um estado bem melhor!”

Feira Produzido no Maranhão

Mais de 60 empresas estão participando do Espaço de Negócios lançado na segunda-feira (20) durante a Agrobalsas 2019. Coordenada pela Seinc, o espaço reúne exposição e comercialização de produtos maranhenses.

A ação acontece de 20 a 24 de maio, por meio do programa Maranhão Mais Produtivo, que tem por objetivo estimular a inovação, qualidade e produtividade empreendedora do estado e do seu subprograma Selo Produzido no Maranhão, que ajuda os consumidores a identificar e conhecer os produtos produzidos no Maranhão, ambos geridos pela Seinc.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>