Coren-MA presta apoio a técnico de enfermagem agredido em UPA do Araçagi

Foto Divulgação: Coren-MA
Foto Divulgação: Coren-MA

O Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão, por meio da Comissão de Apuração Imediata, esteve na manhã desta sexta-feira (1º) na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi, em São Luís para prestar assistência ao técnico de enfermagem, agredido na noite da última quarta-feira (30) dentro da instituição.

A agressão ao profissional partiu de um homem que estava acompanhando uma paciente na unidade. “Eu estava atendendo outra paciente, quando ele chegou me filmando, porque queria urgência no atendimento. Foi aí que eu pedi para ele parar de filmar e levei um soco no rosto”, relata a vítima.

O técnico de enfermagem registrou um Boletim de Ocorrência (BO) no Plantão Central do Cohatrac e solicitou o apoio do Coren-MA. “Assim que fomos procurados, orientamos o profissional como proceder com ações jurídicas em relação ao caso”, explicou o membro do Coren-MA e representante da CAI, Sabino Lima.

Diante disso, a equipe do Conselho procurou o diretor administrativo da unidade, Adilson Maia, e o coordenador de enfermagem, Rômulo Amorim, para que sejam tomadas providências em relação a agressão sofrida pelo profissional. Segundo o presidente do Coren-MA, Jamson Oliveira, o Conselho acompanhará toda a tramitação do caso, e emitirá um ofício à Secretaria de Saúde do Maranhão e a diretoria da UPA do Araçagi. “Em conversa com os representantes, solicitamos melhoria e a implementação de protocolo de segurança do profissional, assim também como o subdimensionamento dos profissionais de enfermagem”, destaca Jamson.

Na reunião, estavam presentes também a secretária do Coren-MA, Gianne Negri von Randow, e o conselheiro Marcus Marinho.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>