Assessorado pelo Sírio-Libanês, programa de melhoria no Socorrão II é iniciado

Reunião foi a primeira entre os profissionais do Sírio Libanês e do Socorrão II

Visando promover melhorias ao fluxo de pacientes, ao atendimento e aos processos administrativos, o Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II) está recebendo o projeto ‘Lean nas Emergências’, ação criada pelo Ministério da Saúde para melhorar o atendimento em emergência de hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação integra a política de saúde da Prefeitura de São Luís. A execução da ferramenta conta com o assessoramento técnico de especialistas do Hospital Sírio-Libanês, que realizaram, na manhã desta quarta-feira (21), a primeira reunião com profissionais do Socorrão II, oportunidade na qual contextualizaram os principais aspectos dessa metodologia de gestão e apresentaram o diagnóstico de desempenho operacional do hospital conforme estudo realizado pelo Sírio-Libanês na unidade.

O projeto ‘Lean nas Emergências’ faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) para o triênio de 2018 a 2020. A iniciativa visa promover melhorias no atendimento hospitalar de urgências e emergências da população brasileira que utiliza o sistema público de saúde.

O projeto ‘Lean nas Emergências’ é uma filosofia de gestão voltada para melhoria de processos baseado em tempo e valor, administrada para assegurar fluxos contínuos e eliminar desperdícios e atividades de baixo valor agregado. O projeto treina e auxilia os profissionais do hospital na implementação de melhorias para garantir agilidade e eficiência nos processos de urgências das unidades contempladas pelo projeto.

As ações incluem a implantação de procedimentos e protocolos clínicos de urgência e emergência nos hospitais do SUS, com a criação de ferramentas que facilitem e melhorem o fluxo e, também, o acesso das equipes às informações. A implementação do projeto conta com a intervenção de especialistas em Lean (termo inglês que significa enxuto), para otimizar os processos e atendimento nas emergências.

A especialista em processos Lean, Isabelle Amorim Pereira e o médico do projeto, Gustavo Schulz, ambos do Hospital Sírio-Libanês, explanaram os principais aspectos da metodologia e apresentaram o diagnóstico de desempenho operacional do Socorrão II. Ainda na primeira etapa de apresentação do projeto aos profissionais do Socorrão II, será feita também a apresentação conceitual e a construção Plano de Ação do 5S que será desenvolvido no hospital.

“Fizemos a primeira coleta de dados no Socorrão II. Vamos agora fazer um acompanhamento presencial a cada 15 dias, para trabalhamos cada ferramenta dessa metodologia”, afirmou a especialista em processos Lean, do Hospital Sírio-Libanês, Isabelle Amorim Pereira.

Ainda segundo Isabelle, o acompanhamento dos processos analisará indicadores como tempo médio de permanência do paciente, taxa de mortalidade, fator de utilização dos leitos, tempo de passagem do paciente no hospital, entre outros aspectos fundamentais trabalhados pelo projeto ‘Lean nas Emergências’.

Conforme o Ministério da Saúde, o projeto veio para atender uma demanda reprimida e diminuir a demanda nas portas de entrada dos serviços de saúde de urgência e emergência do SUS. As ações desenvolvidas pelo projeto visam a melhoria da capacidade operacional dos hospitais, da organização dos fluxos e dos processos de trabalho; promover maior efetividade e produtividade e, principalmente, o envolvimento da equipe com a gestão do hospital, no intuito de desenvolver procedimentos que promovam mais resolutividade e com qualidade para os pacientes que utilizam os serviços do SUS.

Segurança do paciente

Além do ‘Lean nas Emergências’, que está sendo implementado no Socorrão II, a unidade de urgência gerida pela Prefeitura de São Luís já desenvolve outro projeto executado pelo Ministério da Saúde, também com assessoria técnica do Hospital Sírio-Libanês. Trata-se do programa ‘Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil’. A ação estabelece metas e medidas procedimentais visando à redução do índice de infecção nas unidades públicas de emergência do país.

Com a implantação dessas medidas, a Prefeitura de São Luís já reduziu em cerca de 50% a incidência de casos de infecções do trato urinário associada ao uso de cateter vesical em pacientes internados na UTI do Socorrão II.

O objetivo principal do projeto é diminuir as Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), o que tem sido feito pela adoção de medidas simples de prevenção, parametrizadas por uma metodologia proposta pelo Institute of Healthcare Improvement (IHI), instituição sediada em Boston, nos Estados Unidos, que fomenta a qualificação da gestão nos serviços de saúde, através do modelo de melhoria.

2 comentários em “Assessorado pelo Sírio-Libanês, programa de melhoria no Socorrão II é iniciado”

  1. carlos

    5 anos atrás  

    Que boa notícia para para nossa área de sáude e nossa população

  2. bianca

    5 anos atrás  

    Que noticia boa, toda assistencia merecida

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>