Casa de Apoio Ninar ganha Ambulatório de Especialidades em Epilepsia Infantil

Secretário Carlos Lula no aniversário de um ano da Casa de Apoio Ninar

Ao comemorar um ano de funcionamento da Casa de Apoio Ninar nesta quarta-feira (4), o Governo do Maranhão inaugurou o Ambulatório de Especialidades em Epilepsia na Infância. O ambulatório atenderá crianças de zero a 12 anos.

As crianças contarão com os serviços dos ambulatórios de Triagem em Epilepsia na Infância, Epilepsias Benignas na Infância, Epilepsias Refratárias na Infância e Tratamento Não Medicamentoso em Epilepsia na Infância, além de Neurofisiologia Clínica: EEG e Vídeo – EEG diagnóstico ambulatorial, musicalização das Famílias com Epilepsia e Arteterapia na Epilepsia da Infância.

A gente na verdade não está comemorando um ano de projeto, mas um ano de vidas que foram mudadas. O ambulatório de especialidades em epilepsia na infância vai disponibilizar atendimento para mais de 200 crianças. A gente celebra o que já fez e comemoramos a implantação de novos serviços, inéditos e com um cuidado especial que nós temos tido com nossas crianças. Assim, vamos construindo uma nova história para a saúde das crianças do estado”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

A Casa de Apoio Ninar oferece acolhimento e assistência especializada às crianças com problemas de neurodesenvolvimento e suas famílias. O serviço contabilizou, de julho de 2017 até maio deste ano, 97.227 procedimentos. Entre os serviços, 30.743 foram consultas multiprofissionais, 1.689 procedimentos de enfermagem, 7.826 terapias individuais, 6.119 terapias de grupo, 39.400 atendimentos multiprofissionais e 1.353 exames. A casa é gerenciada pelo Instituto Acqua.

O projeto Casa de Apoio Ninar foi implantado como um serviço de apoio a todas as crianças com distúrbio de desenvolvimento neuropsicomotor, e não somente para as crianças com microcefalia por Zika ou síndrome congênita por Zika. Ou seja, qualquer criança que tenha algum tipo de distúrbio neuropsicomotor e suas famílias serão acolhidas. Trata-se de um projeto inovador pela maneira do cuidar. Visamos o fortalecimento da família para que a criança possa existir como filho e se possa preservar ainda mais a qualidade de vida”, explicou a diretora e neuropediatra, Patrícia da Silva Sousa.

A casa funciona com um circuito de atividades multidisciplinares, voltadas também para o fortalecimento do vínculo entre as crianças e seus familiares. Já o ambulatório de especialidades em epilepsia na infância que atenderá crianças menores de 12 anos de idade com epilepsias benignas, assim como os casos de difícil controle.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>