MOTIVAÇÃO

Secretário de Saúde, Carlos Lula

Por Carlos Lula

Vocês já assistiram ‘Até o último homem’, o filme mais recente dirigido pelo Mel Gibson? Sensacional! Retrata a história real de um jovem americano que se dispõe a ir para guerra, servir como médico e não carregar uma arma – isto é, nunca atirar nem mesmo para se defender.

Desmond Doss, nome do personagem, estava motivado a salvar vidas, não a tirar. Em dado momento do filme ele diz “com o mundo tão definido a se separar, para mim não parece ser algo ruim querer juntá-lo novamente.” Pessoas motivadas tendem a ser extraordinárias, e, geralmente nunca estão pensando apenas em si mesmas.

A quem culpe as circunstâncias, a política, as leis, o dinheiro, a família, a religião, o tempo curto, como obstáculos à sua falta de motivação. Não sabem esses que a inspiração acontece de dentro para fora. Se você não está disposto, tudo será um problema.

Você já deve ter conhecido pessoas motivadas, alguém que tenha atraído sua admiração. Uma assistente social, um professor, um enfermeiro, um promotor de justiça, um companheiro de trabalho. Cumpre o trabalho ou função com verdadeiro empenho, zelo e esperança.

Pessoas motivadas estão satisfeitas em fazer bem feito, da melhor maneira que puderem, seja algo grande ou pequeno. Pessoas motivadas desejam alcançar seus sonhos, mesmo chegando ao leito de morte sem realizá-los.

Na história do escritor espanhol Miguel de Cervantes, Dom Quixote de la Mancha, já à beira da morte, ouve o lamento do seu fiel escudeiro Sancho Pança ao definir os sonhos como ilusões. O comentário não agradou o esperançoso fidalgo, que mesmo prestes a morrer dizia que sonhos são valiosos.

Um magistrado por quem tenho grande admiração certa vez disse “sempre que houver alternativa possível, escolham os caminhos que levem às coisas em que vocês acreditam e que possam fazer com sentimento. Não há dinheiro, não há sucesso no mundo capaz de neutralizar a insuportável rotina das coisas que se fazem sem fé e sem amor”.

Que o diga Desmond Doss. Ele largou sua vida pacata e segura para viver aquela guerra, na qual salvou 75 fuzileiros sem pegar em uma arma. Que possamos estar motivados todos os dias. Não se é feliz longe de onde está nosso coração.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>