Festejo junino de São Luís é destaque no programa São João do Nordeste

Foto Divulgação

Vitrine dos festejos juninos, o Arraial da Praça Maria Aragão atraiu uma multidão de pessoas e foi visto por milhões em rede nacional, em mais um dia de atrações. A programação da noite de sábado (23), teve destaque no São João do Nordeste, da Rede Globo, sendo transmitida ao vivo para os nove estados da região. O programa mostra as manifestações mais tradicionais desta que é a maior festa popular do país. O São João de São Luís, realizado pela Prefeitura e pelo Governo do Estado, mostrou a força dos sotaques de Bumba-Meu-Boi, a magia do Tambor de Crioula e a alegria do forró pé-de-serra.

O secretário municipal de Cultura (Secult), Marlon Botão, destacou o sucesso do evento. “Mais uma noite de festa e alegria para prestigiar a autêntica cultura maranhense. O nosso São João é único e não há outro igual. A Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado oferecem para ludovicenses e turistas uma festa diferenciada e que merece ser apreciada em todo o Brasil“, disse o secretário.

Na lista de atrações da noite, grupo de Tambor de Crioula Arte Nossa; a dança portuguesa Raízes de Portugal; os sotaques da baixada, alternativo, orquestra e matraca representados nos nomes consagrados do Bumba-Meu-Boi como Boi de Nina Rodrigues, Boi de Santa Fé e Grupo alternativo Novilho. No Barracão do Forró, a apresentação do Trio Poeirão e o grupo Os 3 do Forró. Ainda na Praça Maria Aragão, o grande show da noite com Lairton e seus teclados, levando o público a dançar juntinho e relembrar grandes sucessos.

A festança da noite abriu com a apresentação do grupo de Tambor de Crioula Arte Nossa, às 19h, mostrando uma das mais fortes manifestações da cultura popular maranhense. Nascido no Centro Histórico, o grupo possui mais de 10 anos de atividade e além do folclore e desenvolve projetos sócio-culturais para adolescentes da comunidade. O grupo levou ao palco do arraial da Maria Aragão, a expressão da matriz afro-brasileira e envolveu o público com sua dança, canto e rica percussão.

Dos fortes tambores de crioula para a magia da dança portuguesa com o grupo Raízes de Portugal, seguido pela batida firme e contagiante do Grupo Alternativo Novilho Branco, que se apresentou ao público. São mais de 10 anos nos arraiais maranhenses e a sintonia dos mais de 130 integrantes, entre dançarinos e percussionistas, animou quem visitou a festança junina na praça.

Três décadas de representação do folclore maranhense foram mostrados em uma bela apresentação do Boi Unidos de Santa Fé, no palco da Praça Maria Aragão. A brincadeira de sotaque da Baixada já representou o Maranhão na Olimpíada 2016 e foi homenageada no Festival Guarnicê deste ano. Na apresentação da noite, brindou o público em rede nacional, com um espetáculo marcante, mostrado pelas lentes do Globo Nordeste.

O sotaque de orquestra contagiante do Boi de Nina Rodrigues homenageou a música maranhense e fez o público dançar, em momento alto do festejo. A brincadeira contabiliza 27 anos de existência e de resgate das tradições e história maranhense que ficaram registrados durante a transmissão ao vivo e encantou o público com as músicas contagiante.

O som romântico em ritmo de seresta e arrocha de Lairton e Seus Teclados fez a multidão descontrair e cantar juntos sucessos como Morango do Nordeste, Anjo Azul, Sonho Lindo, Tchau Tchau Amor, Tentei Te Esquecer e Paixão Desenganada, composição do mais recente trabalho, entre outras. O show iniciou à meia noite e contagiou os casais.

O São João de Todos no Arraial da Praça Maria Aragão apresenta cerca de 10 atrações em cada noite de evento. Nos 17 dias de festejo, são cerca de 200 atrações, entre apresentações de brincadeiras e shows de nomes locais e nacionais. Iniciando sempre às 18h, a programação se estende até por volta da 1h e prossegue até 1º de julho. A programação completa pode ser acessada no site da Prefeitura (https://www.saoluis.ma.gov.br).

1 comentários em “Festejo junino de São Luís é destaque no programa São João do Nordeste”

  1. José Araújo

    6 anos atrás  

    Imagino como deve ter sido doído para oligarquia fazer essa reportagem, mostrar o sucesso das festas juninas patrocinado pelo governo.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>