Prefeitura de São Luís atua de forma imediata para conter danos causados pela chuva

Foto Divulgação

A capital maranhense está tendo em 2018 um dos invernos mais rigorosos dos últimos tempos. De acordo com dados do Laboratório de Meteorologia do Núcleo Geoambiental (NuGeo) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), o volume de chuva do trimestre (fevereiro, março e abril) já ultrapassou tanto a média histórica (1.276,9mm) quanto os 15% a mais de água que era previsto para o período (1.468,4mm). Ainda faltando uma quinzena para fechar o ciclo dos três meses, já choveu na capital até a manhã desta segunda-feira (16) 1.489,75mm. Somente na primeira quinzena deste mês de abril, já choveu 78% da média história de todo o mês.

São Luís tem um volume de chuva bastante elevado em comparação a diversas capitais do país, como a vizinha Teresina (PI), que em março choveu cerca de 100mm a menos do que o mesmo período na capital maranhense, e ainda assim o cenário foi de completo caos nas ruas e avenidas do município piauense, com moradores precisando usar canoas para se deslocarem. Cidades como Curitiba (PR), em que o volume de chuva também é menor do que em São Luís, chuvas na marca de 40mm causam diversos cenários de devastação na cidade.

Para minimizar os danos naturais decorrentes dos temporais, a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), que já vinha desempenhando com rigor obras de drenagem, limpeza de galerias e canais, intensificou os serviços com a chegada do período chuvoso.

Com um volume de chuva tão intenso, o sistema de drenagem da cidade precisa fluir adequadamente para evitar inundações. Para isso, a Prefeitura de São Luís mobiliza um grande aparato diariamente, com máquinas retroescavadeiras para limpar canais e um sistema de caminhão hidrojato para sugar de locais mais difíceis – como galerias e bueiros – o que é descartado em locais públicos e são levados pela ação dos ventos e da chuva para dentro desses dispositivos.

Para que as ações da Prefeitura de limpeza e desobstrução surtam efeito e perdurem é necessário o apoio da população, evitando o descarte irregular. Diariamente a Prefeitura recolhe 1.300 toneladas de resíduos das ruas, sendo 300 toneladas provenientes do descarte irregular. Campanhas de conscientização são realizadas durante todo o ano, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, para sensibilizar a população quanto a importância jogar o lixo no lugar correto.

A Prefeitura de São Luís também mantém coleta domiciliar regular. Somente de janeiro a dezembro de 2017 foram recolhidas 282 mil toneladas de lixo residencial. Além disso, a gestão municipal mantém dez Ecopontos em pontos estratégicos da cidade para receber materiais recicláveis, restos de construção civil, poda e capina doméstica, entre outros.

Cerca de 30km de rede de drenagem já foram construídos na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, trabalho que a Prefeitura de São Luís investiu muito e continua investindo. Os efeitos da obra subterrânea são observados com a redução considerável dos pontos de alagamento na cidade.

2 comentários em “Prefeitura de São Luís atua de forma imediata para conter danos causados pela chuva”

  1. mayra

    6 anos atrás  

    Boa iniciativa como sempre da prefeitura.

  2. valeria

    6 anos atrás  

    É bom ver que a prefeitura está agindo e reparando os danos causados pelas chuvas

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>