![Prefeito de Santa Helena, Zezildo Almeida x procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho](http://www.ma10.com.br/minard/wp-content/uploads/2018/01/WhatsApp-Image-2018-01-31-at-00.17.08.jpeg)
O procurador-geral de Justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, e a procuradora-geral de Contas em exercício, Flávia Gonzalez Leite, entregaram ao presidente do Tribunal de Contas do Estado do Maranhão (TCE-MA), Caldas Furtado, no último dia 22, uma Representação com o objetivo de normatizar o controle externo sobre a realização de eventos festivos custeados com recursos públicos.
“O objetivo é priorizar recursos para políticas sociais básicas e pagamentos de servidores”.
A Representação, que busca a regulamentação da matéria via Instrução Normativa do TCE-MA, prevê como condição para transferências do Estado, para a realização de festividades, que os municípios demonstrem não ter estado sob situação de emergência ou calamidade nos últimos 12 meses, além de não ter atrasado o pagamento dos servidores ativos e inativos. A administração municipal também precisa estar em dia com o recolhimento da previdência junto ao funcionalismo.
Para custear festividades com recursos próprios, o município, comandado por Zezildo Almeida, também deverá estar com o pagamento do funcionalismo e o repasse das contribuições previdenciárias em dia. Da mesma forma não poderá haver precariedade na prestação dos serviços públicos essenciais de saúde, saneamento e educação, e nem queda nas receitas públicas.
De acordo com a exigências da resolução o Carnaval 2018 da cidade de Santa Helena, deverá ser cancelado. Nesta terça feira (30) servidores públicos do Matadouro Municipal cruzaram os braços depois de dois meses de salários atrasados. ( Veja aqui)
A cidade passa pelo maior caos administrativo dos últimos 12 anos, e vem sofrendo um retrocesso como o não pagamento do salário aos servidores contratados, além do atraso de meses de salário em vários setores.
Luiz Gonzaga Coelho enfatizou a necessidade de que se priorize o essencial. “Não somos contra a cultura do carnaval, mas não podemos aceitar que a festa seja realizada às custas da miséria de muitos”, observou o procurador-geral de justiça.
Vamos ficar de olho.
Paulo
7 anos atrás
Os salários estão em dias sim e vai ter o carnaval siiim, vamos atualizar essas informacões aí!
IGOR
7 anos atrás
Trabalho para a prefeitura de Santa, e meu salário esta em dias, acho que tem caroço nesse ango ai.