
Com 7.413 atendimentos, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), encerrou neste domingo (26) a sétima edição do Mais Saúde, programa que tem o objetivo de fortalecer o atendimento de atenção primária na Grande São Luís e que levou em média 20 tipos de serviços à região do Caratatiua.
Nesta edição, em alusão ao Novembro Azul, moradores dos bairros Caratatiua, João Paulo, Ivar Saldanha, Santa Julia, Apeadouro, Jordoa e Fé em Deus, também tiveram atendimento médico especializado em urologia para homens.Realizado na Unidade Escolar Sagarana I e II, o Mais Saúde reuniu 200 profissionais da rede estadual e municipal que atuaram durante a ação, oferecendo consultas médicas especializadas com clínico geral, ginecologista, pediatra e dermatologista.
Por meio do Programa Estadual do Glaucoma, foram ofertadas avaliações oftalmológicas para diagnósticos de glaucoma e catarata. A população também pode atualizar a carteira vacinal, fazer avaliação da saúde bucal, ter acesso a assistência farmacêutica, além de realizar testes rápidos para HIV, Hepatites e Sífilis.
O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, explica o objetivo da ação, que tem apresentado como resultado benefícios concretos na vida dos cidadãos. “Os homens precisam entender que cuidar da saúde como um todo é necessário. Sem preconceitos, sem vergonha. Muitas das doenças, só se tornam mais graves e irreversíveis se não forem tratadas a tempo. Não podemos descuidar ou ignorar sinais emitidos pelo corpo”.
Anexo à escola, a Unidade Móvel de Prevenção ao Câncer realizou exames preventivos do câncer do colo do útero, papanicolau. Como parte da programação, o projeto ainda realiza palestras educativas.
Durante o Mais Saúde todos os pacientes cujo diagnóstico necessitaram de acompanhamento, foram encaminhados para atendimento nas unidades de referência da rede estadual de saúde.