Artigo: Nova vida ao nosso patrimônio

Governador Flávio Dino

Por Flávio Dino

Neste aniversário de São Luís, tive a felicidade de devolver à cidade dois patrimônios centenários, com a reconstrução da Escola Modelo e do Forte Santo Antônio. Essas obras, junto a tantas outras que estamos inaugurando, representam o compromisso do Governo do Estado com a capital de todos os maranhenses, assim como com as demais cidades, que estão recebendo asfalto, equipamentos e políticas sociais.

A Escola Modelo recebeu sua maior reforma em muitas décadas. E ficou com uma estrutura que em nada deve aos melhores colégios particulares. A obra incluiu uma nova cobertura no prédio, forro, parte elétrica, portas e janelas recuperadas, passarela coberta, restauração do piso, reforma dos banheiros, auditório, climatização, quadra esportiva. Um investimento de mais de R$ 3 milhões nessa escola que já educou milhares de pessoas e que agora está apta a continuar sua vitoriosa trajetória.

Estamos superando uma velha cultura política segundo a qual o que há de público pode ser de “segunda categoria”, funcionando de qualquer jeito para atender quem não pode pagar por um serviço privado. Professo a crença que os equipamentos públicos de nosso estado devem ser de boa qualidade, para atender às pessoas com dignidade. Basta ver como eram as unidades do VIVA antes e como são agora. Assim tem sido com as mais de 600 escolas que reformamos em todo o estado, numa luta gigantesca, pois recebemos uma rede escolar destruída pela falta de cuidado e de investimentos.

Só conseguimos fazer isso porque sabemos priorizar o que é importante. Outros governos não separaram o dinheiro necessário para as obras em educação. E quando governamos, precisamos saber para quem governar prioritariamente, pois os recursos públicos não são infinitos.

Outro presente para nossa cidade é a restauração do Forte Santo Antônio. Em parceria com a Prefeitura e projeto aprovado pelo IPHAN, recuperamos uma das mais antigas edificações militares de São Luís, construída no século 17.

Além das obras de recuperação física e a nova iluminação, o Forte ganhou três acervos que o colocam como espaço de visitação privilegiado: a exposição França Equinocial, com a história da chegada dos europeus ao Maranhão; o Museu da Imagem e do Som, ainda em constituição definitiva; e o Museu de Embarcações, que reúne a memória da tradição secular maranhense de produção de barcos. O Forte Santo Antônio recuperou todo o esplendor da Ponta D’ Areia, formando um verdadeiro complexo turístico, que certamente será ponto obrigatório de visita de turistas brasileiros e internacionais.

Essas obras somam-se a outras tantas entregues nesta semana de aniversário de São Luís, como a retirada do esgoto da Lagoa da Jansen; a urbanização da Vila Gorete e a inauguração da praça Maria Firmina, próximas à Ponte Bandeira Tribuzi; a Praça Negro Cosme, no Bairro Fé em Deus; a nova orla do Araçagi; novo Batalhão de Polícia no Centro; a extensão da Praça da Lagoa; novo ginásio esportivo Manoel Trajano, no Complexo Canhoteiro; Mais Asfalto; Viaduto Neiva Moreira etc.

São Luís já foi alvo de muitas retaliações. A família que ocupou o Palácio dos Leões por quase 50 anos, diretamente ou com aliados, não se cansou de perseguir a cidade, governada por prefeitos de oposição à oligarquia. Foi preciso quebrar esse domínio cinquentenário, para que o Governo do Maranhão pudesse olhar também para a capital e sua população. E muito mais obras estão acontecendo. Basta comparar.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>