Senador Pinto Itamaraty busca recursos para municípios maranhenses

Para o senador Pinto Itamaraty todas as reuniões foram extremamente positivas
Para o senador Pinto Itamaraty todas as reuniões foram extremamente positivas

O senador Pinto Itamaraty cumpriu uma extensa e proveitosa agenda esta semana em Brasília, visitando Ministérios e Órgãos federais em busca de recursos para investimentos em melhorias nos municípios maranhenses, entre os quais destaca-se Paço do Lumiar. E, inclusive, o prefeito Domingos Dutra e secretários acompanharam o senador em várias dessas reuniões.

No FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, o Senador e o Prefeito foram recebidos pelo presidente Silvio Pinheiro. Trata-se de uma autarquia federal que é responsável pela aplicação de políticas educacionais do Ministério da Educação. Itamaraty e Dutra solicitaram ao presidente recursos para aquisição de ônibus escolares, construção de creches e de escolas, reformas de salas de aula e outros investimentos na área da educação.

Na reunião com o ministro do Meio Ambiente Sarney Filho, o senador Pinto e o prefeito Dutra, pleitearam com sucesso recursos para urbanização do Canal do Uruçal e despoluição do rio deste canal, e ainda, desativação do lixão de Iguaíba e da Pindoba, o que o ministro se comprometeu em ajudar o município.

A comitiva coordenada pelo senador Pinto Itamaraty reuniu-se com o Ministro de Desenvolvimento Social e Agrário Osmar Terra – que é deputado federal e colega de Itamaraty e de Dutra. Deste Ministério conseguiram o compromisso de ampliação dos investimentos na área social em Paço do Lumiar e a presença do Ministro na inauguração do Posto da Previdência Social desse município.

No Ministério das Cidades foram recepcionados pelo ministro Bruno Araújo que autorizou ao prefeito Domingos Dutra apresentar projetos nas áreas de infraestrutura e mobilidade urbana, tais como calçamentos, sarjetas e praças. O Ministro garantiu os investimentos. Atendendo ao convite do senador Pinto, o Ministro das Cidades virá ao Maranhão para participar da solenidade de entrega de 1.880 unidades habitacionais para a comunidade de Paço do Lumiar.

Na ocasião da reunião com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil Maurício Quintella, o senador Pinto acompanhado do prefeito Dutra, do deputado federal Waldir Maranhão e assessores apresentaram ao ministro projeto para construção estrutural de dois portos em Paço do Lumiar, o que prontamente foram atendidos com os pleitos.

Esta mesma comitiva participou da reunião na Funasa – Fundação Nacional de Saúde em Brasília. Entre os diversos assuntos tratados com o diretor executivo Arnaldo Melo (ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão), pode-se destacar a recuperação do recurso no valor de 6 milhões de reais para instalação de 1.500 kits sanitários nas comunidades carentes do município de Paço do Lumiar.

Já na Codevasf – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba que é vinculada ao Ministério da Integração Nacional foram atendidos pela presidente Kênia Régia e sua equipe técnica. A pauta principal foi o investimento no Diques da Baixada, que trata-se de um projeto que beneficiará quase 300 mil pessoas em vários municípios da baixada maranhense (Bacurituba, Cajapió, Matinha, Olinda Nova do Maranhão, São Bento, São João Batista, São Vicente de Férrer, Viana, Arari, Cajari e Vitória do Mearim). Esta construção permitirá a contenção de água doce nos campos naturais durante o tempo de chuva, retardando o seu escoamento para o mar.

O senador Pinto Itamaraty afirmou que todas as reuniões foram extremamente positivas, rendendo parcerias benéficas em prol da população maranhense.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>