Governo assina contrato e Avenidas Litorânea e Holandeses terão ‘mão única’

Assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal
Assinatura do convênio com a Caixa Econômica Federal

Um dos maiores projetos de trafegabilidade e mobilidade urbana do Governo do Estado está prestes a iniciar na Região Metropolitana de São Luís. Nesta segunda-feira (28), o governador Flávio Dino assinou o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF) destinado à execução da primeira etapa do “Projeto de Reestruturação da Holandeses”, às 14h, no Salão de Atos do Palácio dos Leões.

O projeto conta com intervenções na Avenida dos Holandeses e Litorânea, dentre as quais a implantação do sistema de tráfego binário e transporte tipo BRT (Bus Rapid Transportation) na Região Metropolitana de São Luís, cuja execução se dará por meio da Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB) e da Secretaria de Estado de Infraestrutura (SINFRA).

A solenidade contou com com a presença do Diretor Executivo de Infraestrutura e Saneamento da CEF, Rogério Tavares; a Superintendente Nacional de Governo, Milena Vieira, o superintendente da CEF no Maranhão, Emílio Murad; o Gerente Regional, Nairton; a gerente de filial da CEF, Regina Célia Barbosa; o presidente da MOB, Artur Cabral; e o secretário da SINFRA, Clayton Noleto.

Projeto de Reestruturação da Holandeses

Projeto de reestruturação
Projeto de reestruturação

O projeto prevê uma série de intervenções para modernizar a Avenida dos Holandeses e Litorânea com o objetivo de dar fluidez ao trânsito no trecho compreendido entre o retorno da Polícia Militar, no Calhau, até a entrada da Praia do Araçagi, totalizando um trecho de quase 10 km de melhorias.

Serão construídas ciclovias, calçadas, paradas de ônibus planejadas e estacionamentos. O projeto compreende, ainda, a complementação da obra de extensão da Avenida Litorânea e a modernização de um trecho da Avenida Colares Moreira e ruas do entorno. O diferencial da proposta é a implantação do sistema de vias paralelas funcionando em sentido opostos, também conhecido como ‘binário’.

A proposta de readequar o sistema viário permitirá a implantação do ‘BRT’, uma modalidade de transporte rápido e que passou a ser referência em mobilidade urbana nas principais cidades do país. A implantação desse sistema atenderá os municípios da Grande Ilha.

1 comentários em “Governo assina contrato e Avenidas Litorânea e Holandeses terão ‘mão única’”

  1. Carlos

    7 anos atrás  

    O que adianta se duplicar a holandeses para facilitar o acesso da região metropolitana se as MAs estão péssimas, estreitas, sem sinalização. Saindo de SJ de Ribamar até chegar no Araçagi , como saindo do Maiobão, a pessoa sofre nessas Ma 201 e 202.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>