Democracia e paz

Flávio Dino, Governador do Maranhão
Flávio Dino, Governador do Maranhão

Por Flávio Dino

Os recentes e lamentáveis atos de violência em nosso estado e em outros pontos do país vêm nos mostrar o risco que a democracia corre quando é entregue ao vale-tudo. Aqui no Maranhão, facções criminosas, acostumadas a um passado recente em que tudo podiam, pretendem amedrontar a sociedade para reivindicar o controle do sistema penitenciário, com regalias e privilégios. Aqui e em outros estados, como Rio e Goiás, vimos também a divergência política transformar-se na intransigência armada que ceifa vidas pela pistolagem.

Sabemos no entanto, que em um caso ou outro, não tratamos da verdadeira disputa de idéias, mas da mais vil e desesperada busca pelo controle privado de cofres públicos, no limiar sinistro onde o crime e alguns grupos políticos acumpliciam-se. Ninguém pode ter dúvida da forte articulação de políticos com essas quadrilhas, num terrível planejamento conjunto contra a sociedade.

O Governo do Maranhão não irá negociar com facções criminosas que pretendem retornar a um período recente em que tinham a posse da chave de celas e do controle do comércio dentro do presídio. Quando chegamos ao governo, foi esse cenário bizarro que encontramos. Desde então, estamos aplicando organização e disciplina. O que vimos esta semana em São Luís foi a revolta desses criminosos diante do império da lei. Mas não cederemos um milímetro!

Para enfrentar essa associação grotesca entre alguns políticos, a pistolagem e facções criminosas, é que reforçamos a segurança em nosso estado. Como governador, solicitei, e a Justiça Eleitoral autorizou o envio de forças federais ao estado para ajudar nossas Polícias na garantia das eleições em paz. O próprio presidente do TSE esteve em São Luís para acompanhar o emprego das Forças Armadas.

O Exército veio se somar aos nossos policiais, bem como a Guarda Municipal da Prefeitura de São Luís que contribuiu com o monitoramento da cidade. Quanto às Polícias Militar, Civil, Bombeiros e agentes penitenciários, foram suspensas as folgas e férias, além de serem realizados rodízios temporários, com vista ao emprego do máximo contingente. Com isso, serão 9 mil homens nas ruas do Maranhão neste final de semana, visando garantir a lisura do processo eleitoral.

Não aceito essa política da pistolagem e do crime organizado, que ainda teima em resistir em nosso Estado. Acredito em outra política, marcada pela disputa de idéias. E no debate amplo e aberto sobre os rumos de desenvolvimento de nosso estado e do país. Acredito na política como ofício da busca de consensos e soluções para a sociedade, por mais que alguns lutem para transformá-la em sinônimo de vale-tudo.

Acredito no voto como manifestação do desejo pessoal, sob o livre exercício da consciência, isento de pressões financeiras, políticas e muito menos de criminosos. Nesse espírito, desejo boas eleições a todos neste domingo. Tenho certeza que, livre de pressões, a população terá a sabedoria de escolher o melhor caminho para cada uma de nossas cidades.

Como governador, estarei pronto a trabalhar em parceria com cada um dos 217 prefeitos que serão escolhidos. O Governo do Maranhão seguirá trabalhando sem perseguições, independente de resultados, atuando de mãos dadas com a população de todos os municípios, para construir um estado melhor para todos.

3 comentários em “Democracia e paz”

  1. Marcus Vinícius

    8 anos atrás  

    TUDO QUE ESSE RAPAZ FALA É COLOCANDO CULPA EM TERCEIROS… GOVERNADOR, O SR. FOI ELEITO PARA RESOLVER O ERROS PASSADO. OLHE PARA FRENTE!!!! SUAS DIFERENÇAS COM SEUS RIVAIS NÃO INTERESSAM A NÓS ELEITORES.

  2. Ribamar

    8 anos atrás  

    Só fala baboseiras. Vai trabalhar
    Um abraço

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>