SE DEU BEM! Waldir Maranhão pode se tornar o 3º presidente maranhense do país

Waldir Maranhão assume a Câmara Federal
Waldir Maranhão assume a Câmara Federal

A determinação do ministro Teori Zavascki do Supremo Tribunal Federal (STF) anunciada na manhã desta quinta-feira (5) em afastar do mandato de deputado federal, e consequentemente da presidência da Câmara, o peemedebista Eduardo Cunha, caiu como uma bomba em Brasília e acabou favorecendo o vice-presidente da Casa, Waldir Maranhão (PP).

Mesmo sendo aliado de Cunha e réu nas investigações da Operação Lava Jato, a partir de agora, o parlamentar maranhense assume interinamente o comando da Câmara dos Deputados.

Eleito vice-presidente da Casa em fevereiro do ano passado, Waldir foi apontado pelo doleiro Alberto Youssef – condenado por lavagem de dinheiro e outros crimes – como um dos deputados que recebeu dinheiro através da empresa GFD, usada por Youssef para distribuir propina. Ele também é investigado em outros inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) acusado de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos ou valores.

Mesmo investigado e tendo dito ‘Não’ ao processo de impeachment de Dilma Rousseff, Waldir Maranhão pode acabar ocupando a cadeira da Presidência da República, caso se efetive na presidência da Câmara, pois desta forma, torna-se então, o primeiro na linha sucessória de Michel Temer que deve assumir o comando do país. A Constituição prevê que o chefe da Câmara passe a ocupar o cargo nos momentos em que o presidente viajar para cumprir agenda internacional.

Portanto, Waldir poderá ser o terceiro maranhense a ocupar, ainda que interinamente, o cargo de Presidente do Brasil.

2 comentários em “SE DEU BEM! Waldir Maranhão pode se tornar o 3º presidente maranhense do país”

  1. Augusto Ribeiro

    8 anos atrás  

    Pode ser também alçado à cadeira de Presidente da República caso o senhor Michel Temer venha a sofrer um impeachment nos mesmos moldes que articulou para afastar Dilma Rousseff. Outra situação possível é caso o TSE cassete a chapa Dilma/Temer, aqui valerá o que determinar a corte eleitoral, ou assume o segundo colocado ou teremos novas eleições ou será empossado o Presidente da Câmara. E tudo depende da cabeça de juristas de onde pouco se sabe o que virá. É esperar pra ver…

  2. Augusto Ribeiro

    8 anos atrás  

    Se houver vacância de cargo na primeira metade do mandato, o presidente da câmara dos deputados assumirá o cargo temporariamente para efetuar eleições (Diretas) após 90 dias (nesse período o Presidente eleito apenas completará o mandato no tempo restante). Na 2ª metade do mandato será realizada eleição no congresso nacional após 30 dias (Eleições indiretas). Fica então para a corte eleitoral decidir o futuro do Brasil.

Deixar um comentário

HTML tags:
<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>